Uma árvore para cada ano do Parque Nacional de São Joaquim

8 jul, 2021 | Notícias

Urubici, Bom Jardim da Serra, Grão-Pará, Lauro Muller e Orleans, municípios abrangidos pelo Parque Nacional de São Joaquim, vão comemorar o aniversário do parque plantando 60 árvores em cada cidade.

A ação de plantar 60 árvores em cada município, que tem parte do seu território inserido na área do parque, faz parte da semana comemorativa do aniversário de 60 anos do Parque Nacional de São Joaquim, promovida pela Rede Amigas e Amigos do Parque. Veja aqui a programação completa.

As mudas foram doadas pela Apremavi e distribuídas ao longo da semana comemorativa pelo Observatório de Justiça e Conservação (OJC), que fez a ponte com as prefeituras. No caso de Orleans, já recebemos fotos das mudas plantadas. Lá a ação foi coordenada pela Fundação Ambiental Municipal de Orleans (FAMOR). Veja fotos da entrega e do plantio na galeria abaixo.

Parque Nacional de São Joaquim

Ação conjunta da Apremavi e do Observatório de Justiça e Conservação doa 60 mudas de árvores nativas para cada município que tem território inserido na área do Parque Nacional de São Joaquim. A ação faz parte da semana comemorativa do aniversário de 60 anos do parque.

A iniciativa de plantar 60 árvores em cada município tem o apoio e participação das prefeituras cujos territórios estão parcialmente no parque. Além de marcar o aniversário de 06 décadas do Parque, o propósito é mostrar que atualmente ele gera recursos para cada um desses municípios, onde o ecoturismo é uma das atividades econômicas mais importantes. Também queremos aumentar a divulgação das belezas e da importância do parque junto a população do entorno e assim, cada vez mais, envolver essa população na conservação e no desenvolvimento do turismo, gerando renda para todos“, diz Carolina Schaffer, Coordenadora de Comunicação da Apremavi, que está envolvida na organização das atividades da semana comemorativa.

A semana de mobilização tem sido intensa e gratificante. Entre conversas com especialistas e pesquisadores, diálogos entre ambientalistas, gestores e poder público, relatos de visitantes e guias de turismo, entrevistas com ícones da região, o objetivo dos eventos virtuais é celebrar as belezas e a biodiversidade do parque, mostrar porque ele é tão importante e também falar sobre as ameaças a esse patrimônio natural de os brasileiros que é um cartão postal da Serra Catarinense.

 

O Parque Nacional de São Joaquim

Criado em 06 de julho de 1961, com 49.800 hectares, o Parque Nacional de São Joaquim é um dos mais importantes e antigos parques nacionais do Brasil. Protege ecossistemas ameaçados como a Floresta com Araucárias e os Campos de Altitude, espécies da flora ameaçada como o Pinheiro-brasileiro e o Xaxim, e também espécies ameaçadas da fauna como a Onça-parda e o Papagaio-charão. Protege ainda as nascentes do Rio Pelotas e belezas cênicas impressionantes como a Pedra Furada e o Cânion do Funil. É também o motor do ecoturismo, uma das atividades econômicas que mais cresce nos municípios da região.

Autores: Carolina Schäffer e Wigold B. Schäffer.

Pin It on Pinterest