Parque Nacional de São Joaquim celebra 60 anos

4 jul, 2021 | Notícias

Começa amanhã, dia 05 de julho, a semana comemorativa do aniversário de 60 anos do Parque Nacional de São Joaquim.

Conversas com especialistas e pesquisadores, diálogos entre ambientalistas, gestores e poder público, relatos de visitantes e guias de turismo, entrevistas com ícones da região…

Esses são alguns dos eventos que compõe a programação virtual da semana comemorativa que pretende aproximar o Parque Nacional de São Joaquim da população. Sem sair de casa será possível conhecer as paisagens, as espécies de plantas recém descritas, a beleza incomparável do cânion do Funil e também se manter atualizado sobre as ameças e os desafios da unidade de conservação.

A programação é uma iniciativa da Rede Amigas e Amigos do Parque Nacional de São Joaquim, que reúne voluntários e organizações locais e de outras regiões, entre elas a Apremavi, com o propósito de comemorar as seis décadas do parque que é um patrimônio das/dos catarinenses e de todo o Brasil.

A programação completa pode ser acessada na página da iniciativa em: https://apremavi.org.br/60-anos-parna-sao-joaquim/.

Todas as lives da semana comemorativa serão transmitidas pelo YouTube da Apremavi e já estão agendadas nesta playlist, é só definir o lembrete para receber o aviso de quando cada uma delas vai começar!

O Parque Nacional de São Joaquim

Com 49,8 mil hectares, o Parque Nacional de São Joaquim está localizado na região serrana de Santa Catarina e abrange os municípios de Bom Jardim da Serra, Grão Pará, Lauro Müller, Orleans e Urubici.

Protege ecossistemas ameaçados como a Floresta com Araucárias e os Campos de Altitude, bem como outros ecossistemas da Mata Atlântica. É morada para espécies ameaçadas da fauna como a Onça-parda (Puma concolor), o Lobo-guará (Chrysocyon brachyurus), o Papagaio-charão (Amazona pretrei) e o Papagaio-de-peito-roxo, duas espécies de aves que dependem da sobrevivência da Floresta com Araucárias que é fonte de seu principal alimento, o pinhão.

Entre março e abril deste ano foram descritas oito novas espécies de plantas, três delas ocorrem somente na área do parque e uma delas já é considerada criticamente ameaçada em virtude da pressão e diminuição de seu habitat, tendo sua ocorrência restrita a menos de um quilômetro quadrado nas encostas dentro da área do parque. A estas recém descobertas plantas, somam-se outras ameaçadas como o Pinheiro-brasileiro (Araucaria angustifolia) e o Xaxim (Dicksonia sellowiana) que também encontram no Parque Nacional de São Joaquim um refúgio.

Belezas Cênicas

Cravado na serra catarinense na região com as mais baixas temperaturas do Brasil, sob a proteção do Parque está parte dos Aparados da Serra, como são chamadas as escarpas da Serra Geral que formam o mais extenso conjunto de cânions da América do Sul com cerca de 200 km de extensão. Além do Cânion do Funil, o Morro da Igreja, com 1822 metros, e a Pedra Furada, portal rochoso medindo cerca de 30 metros de largura, recebem visitantes de todo País para conhecer momentos geológicos, considerados cartões postais das mais belas paisagens catarinenses. Fora do período da pandemia, o parque recebe entre 100 a 200 mil visitantes por ano.

A altitude, as formações geológicas, as baixas temperaturas e a influência da umidade vinda do oceano Atlântico estão entre os fatores que geraram a diversidade de ambientes de altitude raros e frágeis, tais como as matinhas nebulares, os campos de altitude, as matas de xaxim centenárias, assim como as florestas de araucária, que mantêm uma grande variedade de espécies de animais, plantas e fungos. A área protegida é local de recarga e descarga do Aquífero Guarani e das nascentes do Rio Pelotas, um dos principais formadores do Rio Uruguai, afluente da Bacia do Rio da Prata, a segunda maior bacia hidrográfica do Brasil.

PNSJ

O Parque Nacional de São Joaquim protege belezas cênicas impressionantes como a Pedra Furada e o Cânion do Funil e é o motor do ecoturismo, uma das atividades econômicas que mais cresce nos municípios da região. Foto: Wigold B. Schäffer.

Riscos

Mesmo diante de toda essa biodiversidade, belezas cênicas e importância para a economia, a unidade está na mira de um Projeto de Lei do Senado (PLS nº 208/2018) que propõem uma redução de 20% de sua área o que implicaria na redução do parque em 10.000 hectares que serão entregues a interesses privados em detrimento do interesse público.

Autora: Carolina Schäffer com informações da Rede Amigas e Amigos do Parque.

Pin It on Pinterest