Vencedores do Prêmio Expressão de Ecologia recebem troféu Onda Verde

1 jun, 2022 | Bosques de Heidelberg, Notícias

As ondas verdes, como são chamados os troféus do Prêmio Expressão de Ecologia, foram entregues aos vencedores da 28ª edição do prêmio, durante o Fórum de Gestão Sustentável 2022, no Costão do Santinho Resort, em Florianópolis (SC).

O evento, que aconteceu no dia 27 de maio, Dia da Mata Atlântica, teve transmissão online e contou com a participação presencial e virtual dos 20 premiados de 2022. Na oportunidade foi lançada a revista Emergência Climática e o livro Consórcio Quiriri, ambos produzidos pela Editora Expressão.

A Apremavi foi premiada com o projeto Bosques de Heidelberg, na categoria Parceria Global Pela Segurança Climática. O projeto é fruto da parceria teuto-brasileira entre a Apremavi e a ONG Bund für Umwelt und Naturschutz Deutschland – BUND, que começou em 1998, tendo as primeiras mudas plantadas em 1999.

Em mais de 20 anos de existência, o Bosques de Heidelberg já promoveu o plantio de 161.448 árvores plantadas e doadas em campanhas de educação ambiental nos estados de Santa Catarina, Paraná e São Paulo, beneficiando 123 propriedades públicas e privadas e mais de 1.800 pessoas. Além disso, desde 2008 foram sete ações “Der Regenwald kommt in die Klassenzimmer” (A Mata Atlântica vai às salas de aula), com a realização de palestras em 09 escolas da cidade de Heidelberg capacitando 3.610 alunos desde 2008.

Registros da cerimônia de entrega do 28ª Prêmio Expressão de Ecologia. Fotos: Miriam Prochnow, Editora Expressão. 

Miriam Prochnow, co-fundadora e conselheira da Apremavi, foi quem recebeu o troféu das mãos de Antônio Odilon Macedo, um dos idealizadores do prêmio e presidente do júri. Para Miriam, participar de mais essa edição do Prêmio Expressão é motivo de orgulho, especialmente por se tratar da premiação ambiental de maior longevidade ininterrupta no Brasil e também por conta da categoria no qual o projeto recebeu a premiação: “o momento em que vivemos é histórico e a construção de parcerias globais no combate às mudanças climáticas é urgente e imprescindível”, comenta Miriam.

Mario Mantovani, ambientalista reconhecido nacionalmente e também parceiro da Apremavi, foi escolhido Personalidade Ambiental do ano. Ele não pode estar presente. O catarinense Lauro Eduardo Bacca, também ambientalista histórico, foi o encarregado de receber a onda verde do Mario. Um importante reconhecimento para o trabalho de todas as organizações da sociedade civil. Miriam Prochnow foi a Personalidade Ambiental no ano de 2017, ano em que a Apremavi completou 30 anos.

Confira a cerimônia de entrega do 28º Prêmio Expressão de Ecologia:

 

Sobre o Prêmio

Reconhecido pelo Ministério do Meio Ambiente, o Prêmio Expressão de Ecologia é realizado anualmente pela Editora Expressão desde 1993, um ano após a Rio 92, a conferência da ONU que inaugurou uma nova era ambiental. Em sua trajetória, o Prêmio contabiliza 3.118 projetos ambientais inscritos.

Autora: Miriam Prochnow
Revisão: Carolina Schäffer 

Pin It on Pinterest