Mês da Árvore: confira as ações da Apremavi
Em celebração ao Dia da Árvore e reforçando seu compromisso com a educação ambiental, a Apremavi promoveu uma série de atividades em setembro, em parceria com diversas instituições.
O Dia da Árvore (21/09) já não é suficiente para a agenda de atividades celebrativas à data na Apremavi, nem mesmo uma semana. Palestras, jogos educativos, plantios simbólicos, doações de muda, visitas ao Viveiro e Centro Ambiental da Apremavi marcaram o mês, levando a mensagem da conservação e restauração ecológica a universidades, escolas e comunidades.
A agenda foi possível graças a diversas articulações: grupos convidaram a Apremavi para contribuir em suas iniciativas, ou visitaram a sede da instituições. Em comum, o objetivo: aprender mais sobre restauração, conservação e advocacy pela Mata Atlântica. Confira abaixo algumas das iniciativas realizadas:
Eventos em Universidades
Tanto em relação ao Dia da Árvore quanto ao Dia do Biólogo (03/09) Carolina Schäffer, vice-presidente e coordenadora de comunicação da Apremavi, representou a instituição na palestra “Mão na Terra para mitigar a Crise Climática, o exemplo da Apremavi” no dia 09 de setembro durante a XLVIII Semana Acadêmica da Biologia da Universidade Regional de Blumenau (FURB).
Palestra no dia 09 de setembro durante a XLVIII Semana Acadêmica da Biologia da Universidade Regional de Blumenau (FURB) em Blumenau (SC). Crédito: Centro Acadêmico da Biologia da FURB.
Já Miriam Prochnow, cofundadora e diretora da instituição, no dia 11 de setembro participou da mesa redonda “Ecofeminismo, ativismo ambiental e crise climática” durante V Congresso Ibero-Americano de Humanidades, Ciências e Educação – Vidas em Risco e Crise Climática, na Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) em Criciúma (SC).
Palestra no dia 11 de setembro durante o V Congresso Ibero-Americano de Humanidades, Ciências e Educação em Criciúma (SC). Foto: Carolina Schäffer.
Matas Sociais no Paraná
A equipe técnica do programa Matas Sociais, Planejando Propriedades Sustentáveis, juntamente com a secretaria municipal de Reserva (PR) realizou uma palestra de educação ambiental na Escola Municipal Evangelina Bittencourt dos Santos no dia 19 de setembro com o tema Sustentabilidade Ecológica.
A palestra, ministrada por Emílio Ribas, coordenador de projetos da Apremavi, abordou a importância fundamental de se plantar árvores, destacando os inúmeros benefícios que elas proporcionam ao meio ambiente e à vida no planeta, com foco na proteção aos recursos hídricos geradas pelas Áreas de Preservação Permanente (APP). Também foi realizado um plantio simbólico de quatro mudas de árvores nativas. A atividade contou com a participação de 100 pessoas, dentre elas alunos do 5° ano, professores e profissionais da secretária municipal.
Palestra sobre a importância das árvores ministrada na Escola Municipal Evangelina Bittencourt dos Santos, no dia 19 de setembro em Reserva (PR). Foto: Marcos José dos Santos.
Matas Legais
No Paraná, o programa Matas Legais participou da Feira de Ciências do Centro Estadual de Educação Profissional Florestal e Agrícola (CEEP), na cidade de Ortigueira . O evento teve como objetivo apresentar trabalhos principalmente voltados à área florestal.
A participação da Apremavi ocorreu no estande da Klabin no dia 19 de setembro, onde os colaboradores Maurício Reis e Pedro Ferreira aplicaram o Jogo Fique Legal e o Jogo da Memória de espécies nativas da Mata Atlântica. O evento contou com a presença de cerca de 1.000 pessoas, dentre elas alunos, professores, representantes de empresas e da comunidade.
“Gostariamos de agradecer ao convite feito pelo CEEP para participarmos da Feira de Ciências, ficamos felizes em poder proporcionar aos visitantes o contato com jogos lúdicos com ênfase na importância da Biodiversidade. Foi muito gratificante assistir os trabalhos apresentados pelos alunos com altíssima competência e qualidade”, relata Maurício Reis.
Jogo da Memória e Fique Legal durante a Feira de Ciências do Centro Estadual de Educação Profissional Florestal e Agrícola (CEEP) de Ortigueira (PR) no dia 19 de setembro. Fotos: Maurício Reis.
Nos dias 16 e 17 de setembro a equipe do Matas Legais de Santa Catarina, composta por Leandro da Rosa Casanova, coordenador de projetos e a técnica ambiental Daiana Tânia Barth, conduziram uma visita guiada no Centro Ambiental e Viveiro Jardim das Florestas, reunindo 45 estudantes das escolas E.M.E.F. “Ribeirão Matilde” e E.E.B. “Emiliano Ramos”.
Os alunos da escola Ribeirão Matilde participaram de uma capacitação sobre as potencialidades do Butiá (Butia catarinensis). Na oportunidade, ocorreu uma discussão sobre coleta de sementes, beneficiamento da fruta e utilização da espécie.
Já a turma da escola Emiliano Ramos, conheceu a sede da instituição e o processo de produção de mudas, além de uma visita no Parque Natural Municipal da Mata Atlântica. A programação também contou com uma palestra sobre o sistema de tratamento de esgoto com a técnica das bananeiras (BET – Bacia de Evapotranspiração), ministrada por Sonia Maria Abatti, extensionista da Epagri.
Além disso, 4.484 mudas foram doadas no mês de setembro para propriedades cadastradas no Matas Legais em Santa Catarina e para outras ações de educação ambiental.
Visita no Viveiro Jardim das Florestas e no Centro Ambiental da Apremavi entre os dias 16 e 17 de setembro. Fotos: Daiana Tânia Barth.
+Floresta
O Projeto +Floresta, executado em Abelardo Luz (SC), realizou jogos e plantio de árvores em algumas das escolas dos Projetos de Assentamento e da Terra Indígena Toldo do Imbu que fazem parte do projeto entre os dias 23, 24 e 25 de setembro. As ações foram articuladas através do Programa de Educação Ambiental Geração +Floresta, que realiza quatro atividades anuais com os alunos, dentro das formações “Conhecendo a biodiversidade” (ensino fundamental) e “Planejamento de propriedades e paisagens” (ensino médio). Em comemoração ao Dia da Árvore, a terceira atividade do ano foi realizada neste período.
Os alunos do ensino médio tiveram como tema a restauração ecológica, sendo abordadas as principais técnicas de restauração utilizadas pela Apremavi. Após a palestra, os alunos da E.E.M. “Paulo Freire” realizaram um plantio de mudas na escola. Já com os alunos do ensino fundamental das escolas E.B.M. “José Maria” e E.B.M. “25 de Maio” foram abordados os temas crise climática e a conservação de recursos hídricos , com ênfase à importância das Áreas de Preservação Permanente (APPs).
Além disso, os alunos também aprenderam com o jogo educativo “Fique Legal”. Os alunos da E.I.E.F. “Cacique Karenh” participaram de uma atividade que teve como tema centrala fauna silvestre. Ao final da palestra brincaram de Jogo da Memória Biodiversidade na Mata Atlântica. No total, 95 alunos participaram da ação, que foi realizada por Marluci Pozzan, coordenadora técnica da Apremavi, e pelo estagiário Luciano Fiorentin Comunello.
Atividades de educação ambiental do Geração +Floresta. Fotos: Luciano Comunello e Marluci Pozzan.
Doação de mudas na Rede Archer
Anualmente os Supermercados Archer, com sede em Brusque (SC), compram mudas no Viveiro Jardim das Florestas e distribuem para os seus clientes de forma gratuita. Neste ano, foram doadas 30.000 mil mudas com a temática “Juntos plantamos um amanhã melhor”. Foram distribuídas gratuitamente aos clientes da rede de supermercados espécies como caroba (Jacaranda micrantha), cedro (Cedrela fissilis) e pitanga (Eugenia uniflora).
Saída de mudas da Archer do Viveiro Jardim das Florestas. Foto: Edegold Schäffer.
Essa ação está relacionada com os ODS:
Autores: Marcos José, Maurício Reis, Daiana Tânia Barth, Marluci Pozzan e Thamara Santos de Almeida.
Revisão: Vitor Lauro Zanelatto.
Foto de capa: Daiana Tânia Barth.