Acaprena, ONG que incentivou a fundação da Apremavi, comemora 50 anos

23 set, 2022 | Notícias

Na década de 80, na região da Serra da Abelha, a Terra Indígena Laklãnõ, em Ibirama (SC), estava sendo devastada por madeireiros que atuavam sem restrições. A situação levou Miriam Prochnow e Wigold B. Schäffer, fundadores da Apremavi, a procurar  orientações junto a Lauro Bacca e Lucia Sevegnani, representantes da Acaprena.  Os dois foram os primeiros a mostrar para Miriam e Wigold o que era uma ONG e a incentivá-los a criar uma organização no Alto Vale do Itajaí, dedicada à causa ambiental da região.

Os integrantes da Acaprena ainda visitaram Ibirama e conheceram a Serra da Abelha, ajudando os colegas do Alto Vale a elaborar o parecer que embasou o pedido de criação de uma Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) no local.

Hoje a Serra da Abelha é uma Unidade de Conservação devido a essa luta coletiva. “O apoio da Acaprena foi fundamental para a criação da Apremavi. Recebemos ajuda não somente com informações sobre como criar uma associação, mas também muito estímulo para que fosse criada uma ONG no Alto Vale do Itajaí. Desde então continuamos trabalhando em conjunto em diversas causas. A Apremavi tem muito orgulho de poder vivenciar os 50 anos de fundação da Acaprena, que é a primeira organização ambientalista de Santa Catarina”, relata Miriam.

 

Vistoria feita na Serra da Abelha pela Acaprena e Apremavi, que na época ainda não tinha sido fundada oficialmente. Foto: Wigold B. Schäffer
Vistoria feita na Serra da Abelha pela Acaprena e Apremavi, que na época ainda não tinha sido fundada oficialmente. Foto: Wigold B. Schäffer
A Acaprena

A Associação Catarinense de Preservação da Natureza (Acaprena) foi fundada em 1973 por um grupo de estudantes de Biologia da Universidade Regional de Blumenau (FURB). A ONG tem uma importante atuação na área de educação ambiental e participou de diversas discussões ambientais em Santa Catarina e no Brasil como um todo.

Apesar de ser a organização ambiental mais antiga de Santa Catarina, atuante em diversas frentes desde a sua fundação, a entidade nunca teve sua história publicada em livro. Assim, para comemorar os seus 50 anos a ONG está elaborando uma publicação  que será lançada em formatos impresso e digital. 

Uma campanha de arrecadação online foi lançada para viabilizar o projeto e arrecadar fundos para custear a publicação do livro “Acaprena 50 anos”. A Apremavi colaborou com a obra e apresentará uma sessão no livro sobre a relação colaborativa entre as organizações na luta pela Mata Atlântica. Garanta seu livro sendo um dos apoiadores!

 

Autor: Thamara Santos de Almeida.
Revisão: Vitor Lauro Zanelatto e Carolina Schäffer.

Pin It on Pinterest