Agir para reconstruir a biodiversidade é urgente

22 maio, 2023 | Notícias

Em meio a sexta extinção em massa de espécies, causada pela ação humana, é preciso agir com urgência para frear a perda de biodiversidade na Terra.

Em 22 de maio é celebrado o Dia Internacional da Diversidade Biológica, ou da Biodiversidade. A data foi criada pelas Nações Unidas (ONU) para comemorar a adoção do texto da Convenção da Diversidade Biológica, que busca a conservação de todos os elementos da biodiversidade, desde as espécies até os componentes abióticos necessários para a manutenção das diferentes formas de vida. Desde 2002 a ONU organiza campanhas temáticas de sensibilização em prol da data ao redor do mundo. Em 2023 o tema é “do acordo à ação: reconstruir a biodiversidade”, onde uma das mensagens chave é:

“Precisamos de uma abordagem de todo o governo e toda a sociedade.
Todos devem estar engajados. Todos devem estar envolvidos”

A biodiversidade pode ser definida como a diversidade de formas de vida que existem no planeta, desde animais, plantas, fungos até bactérias e outros microrganismos. O termo também engloba os diversos níveis de organização biológica, desde os genes até os ecossistemas.

Atualmente, o planeta vive uma dupla crise: a perda da biodiversidade e a crise climática. Segundo a IUCN, cerca de 42.000 espécies estão correndo o risco de desaparecer do planeta, ao mesmo passo que a emergência climática já afeta de forma desigual as pessoas e a biodiversidade ao longo do mundo.

 

Acordo histórico em prol da Biodiversidade

No final do ano passado, a Conferência das Nações Unidas sobre Biodiversidade (COP15),  que ocorreu em Montreal, no Canadá, terminou com a definição do Quadro Global de Biodiversidade Kunming-Montreal (GBF em inglês), um acordo histórico para proteger a biodiversidade do planeta.

Ao todo, a convenção recomendou 23 metas que devem ser adotadas com urgência até 2030, algumas delas são ambiciosas, prevendo 30% dos ecossistemas restaurados ou com início de restauração ao longo do mundo e, outros 30% dos ecossistemas devem ser protegidos.

 

Restauração ecológica: uma chance para a biodiversidade

A restauração ecológica pode dar uma segunda chance para que a biodiversidade prospere ao reconstruir habitats que foram perdidos. Muitos ecossistemas estão fragmentados ou foram perdidos devido ao desmatamento; ao recuperarmos esses ambientes e reconectarmos paisagens fragmentadas, criamos corredores ecológicos que permitem a movimentação de espécies e o fluxo gênico. 

Há mais de 35 anos a Apremavi colabora para a conservação da biodiversidade por meio da execução de projetos de restauração e conservação da Mata Atlântica, sobretudo apoiando a criação e a implantação de Unidades de Conservação. 

 

Autora: Thamara Santos de Almeida.
Revisão: Carolina Schäffer e Vitor L. Zanelatto.

Pin It on Pinterest