Apremavi apresenta série Mulheres que Restauram no VI Vila ConsCiência

15 nov, 2022 | Notícias

No dia 10 de novembro a Apremavi participou de forma virtual do VI Vila ConsCiência em Porto Alegre (RS) com a apresentação do trabalho da instituição e da série Mulheres que Restauram.

O Vila ConsCiência é um evento que tem como objetivo aproximar a comunidade das temáticas relacionadas à ciência, sustentabilidade e educação, a partir da divulgação e socialização de conhecimentos científicos de maneira inclusiva e acessível. Ele é realizado anualmente pela Apoena Socioambiental, uma empresa de inovação e redução de impacto socioambiental.

Neste ano, o Vila ConsCiência voltou a ser realizado em dois dias de forma presencial na Associação Cultural Vila Flores, com a temática: “Mulheres e Sustentabilidade: elas cuidam do planeta, quem cuida delas?” que buscou fazer uma reflexão e crítica em relação a quem mais cuida do planeta, da casa e dos filhos que ainda é realizado majoritariamente por mulheres. 

Como público o Vila contou com a presença de professores e alunos de escolas públicas de Porto Alegre (RS) e região metropolitana, integrantes de cooperativas de reciclagem de Porto Alegre (RS) e de Canoas (RS), pesquisadores da Unisinos e Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), além da comunidade local.

Carolina Schäffer, vice-presidente da Apremavi, participou da abertura do evento apresentando a história da Apremavi, bem como, a série Mulheres que Restauram. “As mulheres da série são exemplos de superação, trabalho e também de sucesso na restauração, que é um dos caminhos para atingirmos a sustentabilidade no Planeta”, reflete Carolina.

Em sua fala, a bióloga destacou ainda que as mulheres, sobretudo as periféricas, são as que mais sofrem as consequências das mudanças climáticas, portanto, além de falar de clima sob a perspectiva de gênero, é preciso também falar justiça climática uma vez que os fatores ambientais e os eventos climáticos extremos reforçam ainda mais desigualdades já existentes. 

 

Apresentação do trabalho da Apremavi e da série Mulheres que Restauram no VI Vila ConsCiência. Foto: Thamara Santos de Almeida

Apresentação do trabalho da Apremavi e da série Mulheres na Restauração no VI Vila ConsCiência. Foto: Thamara Santos de Almeida

“Participar do Vila ConsCiência foi super prazeroso porque, além do momento de troca de saberes com os alunos, é saber que se está fazendo parte de um movimento que corrobora com a visão de que é preciso educar meninas e mulheres para entenderem que podem ser o que elas quiserem. Atingir a equidade de gênero na sociedade depende do papel que cada um de nós desempenha, inclusive os homens, e o debate precisa estar em todos os lugares”, comenta Carolina Schäffer.

 

Exposição “Nós cuidamos do planeta. Quem cuida da gente?”

O evento ainda contou com uma exposição relacionada a vida das mulheres na reciclagem, no trânsito e as múltiplas violências que elas sofrem.  

Por meio da fotografia documental a primeira parte da exposição buscou captar almas, dores, alegrias, anseios e esperanças das catadoras de materiais recicláveis das cooperativas de reciclagem acompanhadas pela Apoena Socioambiental. 

Já a exposição do Vida Urgente “Sou boa no Volante” desmistifica o conceito de “Mulher ao volante, perigo constante”. Por fim, a exposição do Projeto Gradiva, clínica de psicanálise que atende gratuitamente mulheres em situação de violência, propiciou uma atividade auditiva com excertos poéticos e literários relacionados a situações de violência com o objetivo de sensibilizar o público. Além de um jogo sobre violência doméstica e familiar contra a mulher conforme as definições da Lei Maria da Penha.

Registro da exposição “Nós cuidamos do planeta. Quem cuida da gente?” Foto: Leilane Rosa da Silva

Registros da exposição “Nós cuidamos do planeta. Quem cuida da gente?” que ocorreu durante o evento. Fotos: Leilane Rosa da Silva e Thamara Santos de Almeida

Mulheres que Restauram

A série foi lançada em 2021 pela Apremavi para a Década das Nações Unidas para a Restauração de Ecossistemas, com apoio do GT de Gênero e Clima do Observatório do Clima. O objetivo foi divulgar histórias de mulheres protagonistas na restauração e no planejamento de propriedades e paisagens, como forma de conscientizar a sociedade sobre a importância da atuação feminina na mitigação da crise do clima e promover o plantio de árvores nativas e a recuperação de áreas degradadas.

> Confira

Autora: Thamara Santos de Almeida.
Revisão: Carolina Schäffer e Vitor Lauro Zanelatto.

Pin It on Pinterest