Apremavi e Bravo Consultoria Ambiental realizam plantio

16 nov, 2010 | Bravo, Notícias

Aconteceu em outubro de 2010 mais um plantio de mudas nativas da parceria entre a Bravo Consultoria Ambiental e a Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida (Apremavi). Os plantios são resultado do encontro do Mecanismo Carbono Compensado da Bravo com o Programa Clima Legal da Apremavi e tem até o momento como financiadores as empresas Pinheiro Neto Advogados Associados, a FENAE (Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal), CONFENAR e a Mercedes Benz.

Até o momento já foram plantadas 10.000 mudas nativas da Mata Atlântica nos municípios de Atalanta, Santa Terezinha e Agrolândia (SC).

A Bravo e a Apremavi são parceiras no projeto de “Compensação de Emissões de Gases de Efeito Estufa”, que tem o resultado de promover a restauração florestal contribuindo para a conservação da biodiversidade na Mata Atlântica, priorizando as matas ciliares e nascentes.

Durante o crescimento das árvores, as mesmas absorverão as quantidades equivalentes de Gases de Efeito Estufa da atmosfera, compensando assim as emissões contabilizadas. O Restauro Florestal será projetado levando em conta critérios de máxima diversidade de espécies, divisão por classe de sucessão e condições específicas do local escolhido, visando restaurar a vegetação nativa da área ao mais próximo possível de sua condição original.

Para a definição das áreas que seriam restauradas foram realizadas articulações com lideranças comunitárias a fim de mapear o público alvo interessado em aderir ao programa de restauração florestal.

O projeto almeja ainda contribuir na ligação de fragmentos florestais remanescentes, através da restauração das matas ciliares e da formação de corredores ecológicos, propiciando refúgio à fauna local, estimulando o seu fluxo gênico e, à longo prazo, garantir condições de revitalização dos cursos hídricos (rios e nascentes), considerando a qualidade e disponibilidade de água e a estabilidade das margens dos corpos d’água.

Um dos plantios aconteceu em uma propriedade da própria Apremavi, localizada na comunidade de Alto Dona Luiza, município de Atalanta (SC).

Nesta propriedade foram plantadas 3.000 mudas de mais de 50 espécies de árvores nativas da Mata Atlântica. Este plantio foi realizado em uma área de preservação permanente nas margens do Rio Dona Luiza e tem como principal objetivo a neutralização de carbono, e ao mesmo tempo a recuperação da mata ciliar do local.

De acordo com Francisco, diretor da Bravo Consultoria, a oportunidade efetivada nesta parceria do Carbono Compensado com o Clima Legal resulta no reforço das conexões entre agentes da sociedade, no sentido de configurar um ciclo do bem mensurável e no qual as comunidades ganham, as empresas ganham, as entidades publicas se fortalecem e a sociedade usufrui. Isto tem a importância do desenvolvimento local, promove uma potencialidade de repetibilidade regional, mas também, a partir das empresas, suas abrangências, bem como pela temática das mudanças climáticas, conecta transversalmente todos os participantes.

Por exemplo, na compensação dos espetáculos do “Eu Faço Cultura” da FENAE, se conecta o fragmento florestal recuperado em SC com eventos que ocorrem ao longo do ano em todo o Brasil. Isto não apenas estabelece um vinculo entre o público destes eventos, os artistas de renome e os restauros florestais, bem como divulga a relevância do mecanismo de compensação como exercício de cidadania sócio-ambiental.

{%GALERIA%}

Autores: Maria Luiza S. Francisco e Edegold Schäffer.

Pin It on Pinterest