Apremavi participou de workshop sobre restauração de paisagens em florestas tropicais

27 jun, 2019 | Notícias

A Apremavi, através de Miriam Prochnow, participou de um workshop de especialistas realizado no início de junho, em Lüderenalp, Suíça. No evento foram reunidos insumos para o desenvolvimento de diretrizes sobre a restauração de paisagens em florestas tropicais (FLR). Cerca de 25 especialistas em FLR reuniram-se durante três dias de intenso debate e diálogo construtivo.

O FLR pode ser definido como um processo contínuo para recuperar a funcionalidade ecológica e melhorar o bem-estar humano em paisagens florestais degradadas e/ou desmatadas. Seu raciocínio geral é restaurar florestas e, assim, possibilitar o manejo sustentável de paisagens florestais ao longo do tempo.

A reunião foi organizada em conjunto pelo Governo da Suíça, a Organização Internacional de Madeiras Tropicais ( ITTO) e a Organização Asiática de Cooperação Florestal (AFoCO), com o apoio da Universidade de Ciências Aplicadas de Berna. Uma das ações da ITTO é contribuir com o desenvolvimento de diretrizes voluntárias para o FLR e a implementação de iniciativas bem-sucedidas de FLR nos trópicos. Em 2002 a organização publicou o Guia de Restauração, Manejo e Reabilitação de Florestas Tropicais Secundárias Degradadas.

A ideia é atualizar este guia

O foco das diretrizes será restaurar ecossistemas de florestas tropicais funcionais dentro das paisagens, de modo que as florestas possam coexistir com outros usos da terra em mosaicos de paisagem. O objetivo é fornecer assistência de alto nível e prática para as partes interessadas envolvidas – ou considerando – a FLR na restauração de florestas em biomas de florestas tropicais.

Os participantes do workshop, que incluíram especialistas de agências governamentais e organizações membros da Parceria Colaborativa sobre Florestas e da Parceria Global sobre Restauração de Florestas e Paisagismo, revisaram um rascunho preliminar das diretrizes e fizeram um grande número de recomendações sobre sua estrutura e conteúdo.

Um segundo esboço das diretrizes será apresentado na 55a sessão do Conselho Internacional de Madeiras Tropicais, que será realizada em Lomé, Togo, no início de dezembro de 2019.

Miriam levou ao grupo a experiência desenvolvida pela Apremavi e pelo Diálogo Florestal na restauração da Mata Atlântica e também no debate sobre o planejamento de paisagens sustentáveis. Ela avalia a participação como um importante momento de intercâmbio, divulgação e aprendizado.

Autora: Miriam Prochnow.
Fonte: ITTO.

Pin It on Pinterest