Na Semana do Meio Ambiente alunos de Atalanta escrevem carta para ONG alemã

6 jun, 2019 | Bosques de Heidelberg, Notícias, Projetos da Apremavi

O bosque de Heidelberg implantado na Escola Municipal de Ensino Fundamental de Ribeirão Matilde, em Atalanta, está completando 20 anos. Inúmeras atividades interdisciplinares estão sendo desenvolvidas para comemorar a data. Aproveitando a semana do meio ambiente, os alunos escreverem cartas para a ONG BUND – Freunde der Erde da cidade de Heidelberg, na Alemanha, falando sobre o bosque da escola – o primeiro bosque plantado no âmbito do projeto Bosques de Heildelberg (Heidelberger Wäldchen) .

Foram escritas cartas individuais e uma coletiva, que foi traduzida para a língua inglesa. As atividades foram realizadas nas aulas de português e inglês, com os alunos do terceiro, quarto e quinto anos. Os alunos do primeiro ano trabalharam com a formação de palavras e os do segundo ano com a produção de acrósticos. Os aluninhos da creche elaboraram um bonito cartaz fazendo pintura com as mãos.

As cartas e demais materiais serão enviados ao BUND por intermédio da APREMAVI, que com a ajuda de colaboradores traduziu a carta coletiva para a língua alemã. As atividades que estão sendo realizadas na escola durante este ano são um excelente exemplo de ações de Educação Ambiental que podem ser desenvolvidas em outras escolas.

Carta Coletiva escrita pelos alunos

Ribeirão Matilde, Atalanta(SC) – Brasil, 20 de maio de 2019.

Olá querida Ong de Heidelberg.

Nós somos alunos da escola municipal de Ribeirão Matilde, município de Atalanta, Brasil, onde a 20 anos atrás vocês patrocinaram o plantio de 2 mil mudas de árvores nativas do bioma da Mata Atlântica em nossa escola, formando o Bosque de Heidelberg.

O local aonde foi feito o plantio de árvores era usado pela comunidade para jogar lixo. Ficava atrás do prédio escolar e os alunos e professores da época tiveram uma ideia de escrever uma carta para a Apremavi, pedindo mudas de árvores para serem plantadas no dia da árvore (21 de setembro).

A Apremavi trouxe então a ideia de limpar o local e ali instalar um bosque com as mudas doadas pela Ong da Alemanha. E assim foi feito.

Hoje 20 anos depois, o bosque está um local lindo, com pássaros, árvores, muitas flores, frutos, bancos para descansar e ler, balanços, bromélias… é um espaço de preservação ambiental e de estímulo para nós da escola fazermos projetos, feiras e mostras científicas.

Gostaríamos de agradecer a vocês por ter patrocinado nosso bosque que hoje nos traz tanta inspiração e orgulho em manter um local tão preservado. No bosque nós brincamos, estudamos, lemos, coletamos sementes, replantamos árvores, passeamos, identificamos espécies nativas…

O trabalho que vocês desenvolvem na Ong é muito importante para a preservação do meio ambiente.

Esperamos que vocês continuem ajudando projetos ambientais pelo mundo a fora.

Um forte abraço.

Alunos da EMEF Ribeirão Matilde.

Carta coletiva escrita pelos alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental de Ribeirão Matilde que será entregue para a ONG Alemã BUND. Foto: Arquivo Apremavi.

Autora: Miriam Prochnow.

Pin It on Pinterest