Apremavi e The Vita Coco Company restauram áreas do Parque Mata Atlântica

4 abr, 2024 | Notícias

No final de fevereiro e início de março de 2024 foram realizadas novas ações de restauração ecológica no Parque Natural Municipal da Mata Atlântica (PNMMA), em Atalanta (SC), no âmbito do projeto “Cuidando da Mata Atlântica”, fruto da parceria entre a Apremavi e a The Vita Coco Company.

Criado em 2000 com o apoio da Apremavi, o Parque Mata Atlântica é a primeira Unidade de Conservação pública da cidade de Atalanta (SC). Em 2023, visando apoiar a conservação do Parque, a Apremavi tem executado uma série de ações em parceria com a The Vita Coco Company. A restauração de áreas alteradas é uma dessas ações, com o objetivo de contribuir com a restauração e conservação de ecossistemas prioritários da Mata Atlântica, bem como a conservação da biodiversidade.

João Paulo Coelho, Analista de Sustentabilidade da The Vita Coco Company, comenta sobre o desenvolvimento da parceria e a importância de poder acompanhar os resultados presencialmente: “Desde o início nós tínhamos a preocupação de encontrar um parceiro na qual pudéssemos confiar e que nos ajudasse a acompanhar as atividades do projeto dos Estados Unidos, onde fica a sede da empresa. Tem dado tudo certo até aqui e agora, após o estabelecimento da parceria, foi muito importante poder ver de perto as ações”.

 

Mutirão de plantio de árvores

Para realização do plantio de restauração no parque, a primeira primeira etapa consistiu no preparo da área com a retirada de espécies exóticas arbóreas e arbustivas, como uva-do-japão, pinus e eucalipto, e o preparo do solo. As ações foram realizadas entre os dias 19 e 22 de fevereiro.

 

Antes e depois da área preparada para o plantio. Na primeira foto, é possível observar a área antes da remoção das espécies exóticas e sem a preparação do solo. Já na segunda, temos a área pronta para o plantio. Fotos: Edegold Schäffer

Antes e depois da área preparada para o plantio. Na primeira foto, é possível observar a área antes da remoção das espécies exóticas e sem a preparação do solo. Já na segunda, temos a área pronta para o plantio. Fotos: Edegold Schäffer

Com a área preparada, entre os dias 04 e 05 de março, foi realizado um mutirão de plantio de árvores nativas da Mata Atlântica com a participação da equipe da Apremavi e da The Vita Coco Company. No total, 4.835 mudas foram plantadas para restaurar uma área de cerca de 4 hectares. Este já é o segundo plantio realizado no âmbito do projeto, que contou com um plantio inaugural realizado em outubro de 2023.

“A parceria com Apremavi é emocionante, no ano passado apoiamos o primeiro plantio da área, hoje estamos aqui plantando mais mudas com o time da Apremavi e vamos plantar ainda mais no futuro, assim como proteger a biodiversidade e os recursos hídricos”, relata Emma Stein,  gerente de ESG, sustentabilidade e impacto social da The Vita Coco Company, no mutirão de plantio de mudas. Confira no vídeo como foi o mutirão:

 

Mutirão de plantio de árvores no Parque Mata Atlântica com a equipe da Apremavi e The Vita Coco Company. Fotos: Carolina Schäffer e Thamara Santos de Almeida

Visita da Vita Coco

Além do plantio, a presença dos representantes da The Vita Coco Company na Apremavi, contou com uma visita guiada no Viveiro Jardim das Florestas, na Trilha da Restauração, no Centro Ambiental, na RPPN Serra Pitoco e no Parque Natural Municipal da Mata Atlântica.

“A The Vita Coco Company e a Apremavi tem a mesma missão em relação à sustentabilidade, à proteção das florestas, ao plantio de árvores e à questão social, todos aqui são apaixonados. Nós amamos o Brasil e também apoiar projetos como esse”, comenta Zack Stone, coordenador de logística da empresa.

Visita da The Vita Coco Company na Apremavi. Foto: Arquivo Apremavi

Visita da The Vita Coco Company na Apremavi. Fotos: Wigold Schäffer e Carolina Schäffer

Próximos passos das atividades de restauração do PNMMA

As áreas em restauração contam agora com atividades de manutenção e limpeza, sobretudo com o coroamento ao redor das mudas, para garantir a sobrevivência das mudas plantadas.

Nos próximos anos, em todas as áreas restauradas com o projeto, pretende-se aplicar o  protocolo de monitoramento para avaliar o progresso da restauração. O protocolo foi desenvolvido pela Apremavi com base no guia de monitoramento do Pacto pela Restauração da Mata Atlântica e na Portaria n° 170/2020 do Instituto Água e Terra (IAT).

Além de continuarmos com a manutenção das áreas e aplicarmos o protocolo de monitoramento para acompanhamento da restauração, o projeto também irá realizar ações de monitoramento da fauna do parque; essa etapa nos trará dados complementares para continuarmos entendendo a dinâmica do processo de restauração e sua importância para a manutenção dos ecossistemas e sua biodiversidade”, afirma Carolina Schäffer, vice-presidente da Apremavi.

 

Cuidando da Mata Atlântica

As ações de restauração no Parque fazem parte do projeto “Cuidando da Mata Atlântica”, que está sendo executado durante o período de um ano pela Apremavi em parceria com a The Vita Coco Company.

O projeto prevê as seguintes ações:

  • Revisão o Plano de Manejo do Parque;
  • Monitoramento da biodiversidade, em especial, mamíferos;
  • Desenvolvimento de ações de Educação Ambiental com escolas da região;
  • Elaboração de um mapa com proposta de criação de corredor ecológico em Atalanta conectando o Parque Mata Atlântica com outros fragmentos florestais no município.

 

Essa ação está relacionada com os ODS:

 

Autora: Thamara Santos de Almeida.
Revisão: Carolina Schäffer e The Vita Coco Company.
Foto da capa: ©️ Arquivo Apremavi.

Pin It on Pinterest