Ecoloja on-line da Apremavi é lançada no Dia Nacional da Botânica

17 abr, 2023 | Ecoloja, Notícias

No Dia Nacional da Botânica a Apremavi lança a ecoloja on-line com produtos da biodiversidade da Mata Atlântica

 
História do Dia Nacional da Botânica

A botânica é a ciência que estuda as plantas, desde sua estrutura, fisiologia e evolução, até seu uso econômico e medicinal. É uma área muito importante para a compreensão da biodiversidade do planeta e para a conservação dos ecossistemas naturais.

O Dia Nacional da Botânica, celebrado no dia 17 de abril, foi instituído pela Lei nº 1.147, de 24 de maio de 1994, em homenagem às comemorações dos 200 anos do nascimento do naturalista alemão Carl Friedrich Philipp von Martius (1794-1868).

Martius chegou no Brasil em 1817, na comitiva de intelectuais que acompanhava a Imperatriz Leopoldina, esposa de Dom Pedro I. Ele realizou expedições científicas no Brasil entre os anos de 1817 e 1820, e depois entre 1823 e 1831, acompanhado do zoólogo Johann Baptiste von Spix. Durante essas viagens, ele coletou e estudou uma grande quantidade de espécies de plantas, animais e minerais, além de fazer observações sobre a geografia e as culturas indígenas brasileiras.

Coletou itens da flora nacional, catalogou e os descreveu na obra Flora Brasiliensis, considerada uma das obras mais importantes da botânica mundial que serve como referência nos dias atuais para a botânica brasileira e encontra-se disponível on-line. 

> Acesse na íntegra a Flora Brasiliensis

Flora Brasiliensis

Uma das ilustrações botânicas presentes na obra Flora Brasiliensis, o exemplo em questão é uma prancha de uma espécie do gênero Billbergia da família Bromeliaceae. Fonte: Flora Brasiliensis.

A importância de exemplos da biodiversidade brasileira

Um estudo publicado em 2021, conduzido com professores brasileiros, mostrou que 57% deles nunca abordam ou raramente abordam a biodiversidade local em aulas de Ciências e Biologia, o que dificulta a compreensão das espécies locais, suas ameaças e a promoção da sustentabilidade. Um dos fatores apontados pelos professores  para essa pouca abordagem foi a falta de conhecimento sobre a biodiversidade local.

No início deste ano publicamos uma matéria sobre a impercepção botânica, que está relacionada com a incapacidade ou tendência que as pessoas têm de não perceberem ou ignorarem a presença das plantas e sua relação ecológica que se soma a importância de atuarmos na falta de conhecimento sobre a biodiversidade local.

 

Ecoloja da Apremavi: uma forma de aproximação com a biodiversidade da Mata Atlântica

Visitar a Apremavi é mergulhar em algumas das mais belas paisagens da Mata Atlântica, onde a  biodiversidade local inspira e motiva o público a contribuir com a restauração das florestas e a conservação da biodiversidade. Além das lembranças, nossos visitantes buscam levar pra casa algum item para materializar essa experiência, assim a Ecoloja da Apremavi surgiu a partir dessa demanda.

Nossos produtos são inspirados no contato direto e intenso com a Mata Atlântica e sua biodiversidade, sem esquecer o ativismo, propósito e utilidade. A Ecoloja on-line, lançada hoje, é uma oportunidade para aqueles que ainda não puderam estar presencialmente na Apremavi, e também para quem se apaixonou por algum dos nossos produtos e quer comprar novamente.

Comprar os nossos produtos contribui efetivamente para a divulgação da biodiversidade local, a agenda da restauração e também para a troca de conhecimentos em prol da conservação da natureza, uma vez que parte da arrecadação é destinada à sustentabilidade da Apremavi, incluindo atividades de manutenção do Viveiro Jardim das Florestas e a oferta dos Programas de Visitas e Estágios em nosso Centro Ambiental. 

 

> Conheça a Ecoloja

Ecoloja da Apremavi

Autores: Vitor Lauro Zanelatto e Thamara Santos de Almeida.
Revisão: Carolina Schäffer.

Pin It on Pinterest