Em 2021, mês da árvore teve plantios, doações de mudas e muitas palestras

30 set, 2021 | Matas Legais, Matas Sociais, Notícias, Restaura Alto Vale

O Dia da Árvore, celebrado em 21 de setembro, é um chamado para a ação cidadã e reflexão dos compromissos e responsabilidades que devemos ter para com as florestas e toda a biodiversidade que elas abrigam, e para com as paisagens naturais, por séculos alvos de desmatamento e outras agressões.

A Apremavi trabalha para que a população assuma o compromisso conjunto de recuperar e conservar as florestas e as paisagens. No entanto, a restauração e a conservação não se fazem apenas com mudas e ferramentas. É preciso do cuidado humano para que os ecossistemas sobrevivam.

Pensando nisso, preparamos uma programação especial em setembro, viabilizando ações junto à escolas, projetos sociais e governos locais para conscientizar a população e convidar mais pessoas a se juntarem ao time de Plantadores de Florestas.
Confira uma síntese das atividades:

 

Restaura Alto Vale visita escolas

O mês de setembro foi intenso para a equipe do Restaura Alto Vale, responsável por organizar doações de mudas nativas para 27 escolas, de diferentes regiões do estado. No total, 7.740 mudas saíram do Viveiro Jardim das Florestas para ações educativas e de conscientização relacionadas ao Dia da Árvore. Os técnicos do projeto também oportunizaram palestras e atividades em centros de ensino no Alto Vale e no Planalto Norte.

As atividades presenciais iniciaram no dia 11 de setembro, com a participação do Restaura Alto Vale no “Dia da Família” na Escola de Educação Infantil Professora Dóres Stupp. Na oportunidade foram doadas mudas para os presentes. Já nos dias 13 e 20 de setembro, a Escola de Ensino Fundamental Luis Ledra, também de Rio do Sul, recebeu o técnico Almir da Luz para a realização de atividades de educação ambiental que envolveram 13 turmas entre o 1º e 9º ano, resultando na participação de 340 crianças e jovens.

No dia 22 de setembro o trabalho foi em Atalanta. A Escola Municipal de Ensino Fundamental do Ribeirão Matilde, parceira de longa data da Apremavi em projetos de educação ambiental e responsável por um dos primeiros Bosques de Heidelberg no Brasil, reuniu seus alunos para assistir a palestra sobre o Dia da Árvore.

Atividades desenvolvidas em escolas de Rio do Sul e Atalanta pela equipe do projeto Restaura Alto Vale. Fotos: Arquivo Apremavi.

Já no planalto catarinense o momento de diversão e conscientização ambiental foi liderado pela Coordenadora de Projetos da Apremavi, Edilaine Dick, que visitou a Escola de Educação Básica Maria do Rosário Fischer, em Monte Carlo, para uma contação de histórias. Cerca de 45 alunos do pré escolar I e II conheceram a história da árvore que era triste e, com a ajuda dos alunos da escola ficou muito feliz, pois passou a viver na floresta novamente. Os pequenos também brincaram com um jogo da memória que a Apremavi elaborou para a apresentação de espécies de árvores nativas da Mata Atlântica. Para finalizar o dia, um plantio foi realizado no pátio da escola.

A atividade teve um significado especial, me desafiei a criar a própria história que contaria para as crianças, e pensar em todos os detalhes de como montar os painéis e qual seria a participação deles. Foi lindo, não só a árvore ficou feliz como eu e as crianças pelo resultado e entendimento do recado que estava sendo passado, de como as árvores devem ser bem cuidadas para dar flores e frutos. Orgulho ainda maior pelo Joaquim ter me ajudado em todo o processo“. Destaca Edilaine, sobre a ação realizada na escola “Maria do Rosário”, onde seu filho estuda.

Alunos da Escola de Educação Básica Maria do Rosário Fischer brincando com o jogo da memória de espécies. Foto: Edilaine Dick.

Já as técnicas Maíra e Gabriela viajaram até Canoinhas (SC) para uma troca de saberes com o Grupo Escolar Municipal Reinaldo Kruger. As especialistas explicaram sobre a importância das árvores e a preservação das florestas. Em seguida os alunos das nove turmas participantes aprenderam como deve ser feito o plantio das mudas que foram doadas pela Apremavi.

Juliano Oliveira, extensionista da Epagri em Canoinhas e articulador da ação, destaca a importância de conectar as atividades de sala de aula com o território: “A demanda por esses aprendizados surgiu com alunos que residem no meio rural do município com objetivo de incentivar o plantio de árvores nas propriedades rurais. Dentro do plano de ensino municipal estas atividades já estão programadas, começamos a colocar em prática”.

Alunos do Grupo Escolar Municipal Reinaldo Kruger participando das atividades propostas pela equipe do Restaura Alto Vale. Fotos: Arquivo Apremavi.

Semana intensa para equipes do Paraná

Fruto da parceria entre Apremavi e Klabin, o projeto Matas Legais aproveitou o Dia da Árvore para realizar ações de educação ambiental na região em que atua. Na cidade de São Jerônimo da Serra foram entregues cerca de 1.400 mudas para distribuição gratuita à comunidade escolar do Colégio Estadual do Campo São Jorge, no bairro Terra Nova. Os alunos puderam levar para casa mudas de diferentes espécies, como palmeira-real, ipê-amarelo, hortênsia e também frutíferas.

A Escola Estadual Jandira Ferreira Rosas recebeu a equipe do Matas Legais para uma conversa com os estudantes sobre a importância da conservação e restauração de paisagens florestais, e como essas ações influenciam a qualidade de vida da população. Cerca de 210 alunos, entre 12 a 16 anos, participaram da troca de saberes.

Atividades realizadas em escolas e creche do Paraná, através do projetos Matas Legais. Fotos: Arquivo Apremavi.

O projeto Matas Sociais também realizou mobilizações e destinou centenas de mudas nativas para creches e escolas na região onde atua, incentivando o plantio em propriedades rurais e Áreas de Preservação Permanente (APPs). Ao todo, cinco unidades educacionais foram beneficiadas.

Dia da Árvore 2021 rendeu doações de mudas também através do projeto Matas Sociais: registros dos alunos recebendo as mudas doadas. Fotos: Arquivo Apremavi.

 

Matas Legais SC

A frente do Projeto Matas Legais em Santa Catarina foi responsável pela doação de aproximadamente 11.698 mudas nativas apenas no mês de setembro. As entregas foram realizadas em diversos municípios, como Correia Pinto, Santa Cecília, Bocaina do Sul, Urubici, São Joaquim, Luiz Alves, Bocaina do Sul, Atalanta, Rio do Sul, Ituporanga e Rio Rufino.

Outra atividade importante ocorreu no dia 22 de setembro, em parceria com a Prefeitura de Lages, que realizou, no Largo da Catedral da cidade, a Feira de Sementes Crioulas e Mudas. Na oportunidade foram distribuídas 400 mudas de diversas espécies nativas da Mata Atlântica, específicas de clima frio, aos presentes. Essa iniciativa dá continuidade ao movimento do poder público municipal que incentiva o plantio de espécies frutíferas nativas.

“Um trabalho de resgate cultural através da implantação de Projetos como de Frutíferas Nativas só traz benefícios à região, ainda mais quando se trabalha com áreas como educação”, destaca Josie Moraes Mota, agrônoma da Secretaria de Agricultura e Pesca de Lages. A ideia é também beneficiar propriedades que exploram o turismo rural na Coxilha Rica. O projeto conta com parceiros de diferentes setores, como a Secretaria de Agricultura e Pesca de Lages, o escritório da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) de Lages e o Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

 

Atividades desenvolvidas pelo projeto Matas Legais em Lages e outras cidades de Santa Catarina. Fotos: Daiana Barth.

Semana ODS na Prática

Além das ações vinculadas aos projetos que a Apremavi desenvolve, a instituição também participou com duas ações na Semana ODS na Prática, uma ação coordenada entre os Comitês Locais do Movimento ODS SC para dar visibilidade às iniciativas relacionadas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.
Uma das atividades foi a realização, no dia 24 de setembro, em parceria com o Programa de Pós Graduação em Ciências Ambientais da UNESC da palestra “Restauração: a experiência da Apremavi e a conexão com os ODS”. Miriam Prochnow, Leandro Casanova e Carolina Schaffer compartilham a experiência da Apremavi com a Restauração de Ecossistemas e a conexão dessa pauta com a Agenda 2030 e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

A outra ação foi a realização, no dia 25 de setembro, em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar, do mutirão de plantio de árvores nativas da Mata Atlântica na nova Sede dos Bombeiros de Trombudo Central. A Apremavi doou 260 mudas para a ação.

 

Mutirão de plantio no novo quartel dos bombeiros de Trombudo Central (SC). Fotos: Edegold Schäffer.

Informação importante: todas as normas e orientações necessárias de combate ao Coronavírus foram observadas durante as atividades.
#vacinasim #acreditenaciência

Autores: Carolina Schäffer e Vitor L. Zanelatto.

Pin It on Pinterest