Bosque de Heidelberg: uma inspiração no dia-a-dia da Escola do Ribeirão Matilde

15 set, 2019 | Bosques de Heidelberg, Notícias, Projetos da Apremavi

O Bosque de Heidelberg plantado na Escola Municipal de Ensino Fundamental de Ribeirão Matilde, em Atalanta (SC), completa 20 anos este ano. Inúmeras atividades interdisciplinares estão sendo desenvolvidas na escola para comemorar a data. Já rolou concurso de desenho, elaboração de cartilha e até carta escrita pelos alunos para a parceira da Apremavi no projeto, a ONG BUND da cidade de Heidelberg, na Alemanha.

A mais recente das atividade desenvolvidas foi a elaboração de cartões postais. A ideia surgiu numa aula sobre gêneros textuais, na qual os alunos  receberam orientações a respeito do gênero e suas características e aprenderam a elaborar e personalizar o seu cartão. Para ilustrar o cartão os alunos registraram elementos do Bosque da Escola, fizeram desenhos e colagens.

Os alunos também escreveram redações com o tema “As árvores do bosque” que foram expostas no hall de entrada da escola, criaram histórias em quadrinho e tem coletado sementes das árvores do bosque.

Múltiplas atividades interdisciplinares estão sendo realizadas para comemorar os 20 anos do Bosque de Heidelberg plantado na Escola de Ensino Fundamental do Ribeirão Matilde, em Atalanta (SC). Foto: Arquivo Apremavi.

Entrega das cartilhas

No dia 13 de setembro a Apremavi foi até a Escola de Ensino Fundamental do Ribeirão Matilde em Atalanta (SC) para entregar as recém impressas cartilhas “Desenhando o Bosque da Escola: 20 anos de amor pela Natureza”. A cartilha é uma iniciativa da Escola, tem o apoio da Apremavi e do BUND, e contém desenhos e poemas elaborados pelos alunos que fizeram do bosque sua fonte de inspiração artística.

Miriam Prochnow, vice-presidente da Apremavi, relata que foi um momento muito especial. “Ver a felicidade dos alunos e das professoras recebendo o fruto de um importante trabalho de educação ambiental foi gratificante“, complementa Miriam.

O lançamento oficial da cartilha será realizado ainda este ano.

Apremavi entrega as cartilhas “Desenhando o Bosque da Escola: 20 anos de amor pela natureza” para os alunos e professores da Escola de Ensino Fundamental do Ribeirão Matilde. Foto: Arquivo Apremavi.

Autora: Carolina Schäffer.

Pin It on Pinterest