Epagri é premiada no 28° Prêmio Fritz Müller por projeto desenvolvido em parceria com a Apremavi

17 jan, 2023 | Notícias, Restaura Alto Vale

O projeto “Revitalização do rio Água Verde em Canoinhas” conquistou o 28° Prêmio Fritz Müller na categoria de recuperação de áreas degradadas. Ele teve início em 2020 em Canoinhas (SC) pela Epagri e contou com a parceria da Apremavi por meio do projeto Restaura Alto Vale.

“O projeto surgiu por uma demanda da própria comunidade por falta de água. Os moradores procuraram a Epagri e, junto ao comitê do rio Canoinhas, começamos a pensar em ações que logo nos aproximaram também da Polícia Militar Ambiental, do IMA e da Apremavi”, relata Juliano de Oliveira extensionista da Epagri, responsável pela inscrição no prêmio.

A iniciativa, ainda em andamento, já beneficiou 28 famílias e possibilitou o plantio de 20.350 mudas de árvores nativas da Mata Atlântica, em especial a erva-mate. Além de mutirões para o plantio das áreas degradadas em torno do rio, outras ações foram desenvolvidas como atividades de educação ambiental nas escolas da região.

 

Registro feito com drone de uma das áreas de APP restauradas. Foto: Maíra Ratuchinski

Registro feito com drone de uma das áreas de APP restauradas. Foto: Maíra Ratuchinski

Parceria da Apremavi

A participação da Apremavi na iniciativa premiada se deu por meio do projeto Restaura Alto Vale, executado entre 2018 e 2022 com o apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES, que fez a doação das mudas de árvores nativas além de fornecer orientações para o plantio e para a adequação das propriedades conforme a legislação ambiental. Além disso, o Restaura Alto Vale promoveu uma capacitação sobre Restauração de Áreas Degradadas para a comunidade atendida pelo projeto.

“O prêmio só foi possível graças às parcerias, e a principal foi a Apremavi, pois conseguimos conciliar os objetivos do Restaura Alto Vale com a necessidade da comunidade e isso nos permitiu concluir uma etapa da restauração do rio Água Verde. Ainda temos muito o que fazer no projeto e na questão ambiental, a melhora de algumas coisas para os agricultores é uma luta constante”, relata Juliano. 

“Sempre tivemos uma boa receptividade nas propriedades e foi gratificante retornar alguns meses depois para realizar a visita de monitoramento e perceber o sucesso da restauração, assim como a satisfação dos agricultores em terem participado do projeto” relata Maíra Ratuchinski, Técnica Ambiental da Apremavi.

 

 

Reuniões, formações e plantios realizados com a comunidade local em Canoinhas/SC. Foto: Maíra Ratuchinski

Reuniões, formações e plantios realizados com a comunidade local em Canoinhas (SC). Foto: Maíra Ratuchinski .

Prêmio Fritz Muller 

Visa reconhecer iniciativas de destaque no estado de Santa Catarina e é concedido pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA). O nome do Prêmio é uma homenagem ao famoso naturalista alemão Johann Friedrich Theodor Müller, que viveu em Blumenau por 45 anos. Considerado um revolucionário, estudioso do meio ambiente e precursor da ecologia, Fritz Müller foi aclamado como príncipe dos observadores da natureza.

O Prêmio Fritz Müller é destinado a projetos e iniciativas que vão além da legislação ambiental e que resultam em benefícios para a conservação do meio ambiente. Podem participar empresas públicas e privadas, instituições, órgãos governamentais, cooperativas, ONGs, institutos e organizações que atuam em Santa Catarina, com projetos desenvolvidos no estado.

 

Troféus do 28° Prêmio Fritz Müller durante a cerimônia de premiação. Foto: Instituto de Meio Ambiente de Santa Catarina

Troféus do 28° Prêmio Fritz Müller durante a cerimônia de premiação. Foto: Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina

Autoras: Thamara Santos de Almeida e Maíra Ratuchinski com informações da Epagri.
Revisão: Carolina Schäffer.
Foto de capa: Maíra Ratuchinski.

Pin It on Pinterest