Espécies exóticas: quem são e que problemas podem causar

5 nov, 2014 | Espaço Apremavi - DAV, Notícias

As espécies exóticas são qualquer ser vivo (plantas, animais, microorganismos) que são introduzidas de forma intencional (quando o homem introduz uma espécie geralmente para fins econômicos) ou não intencional (quando a espécie é transportada junto com outros materiais) em um ambiente onde antes, ela não ocorria naturalmente. A introdução de plantas e animais além de sua área natural tem sido cada vez maior como resultado de oportunidades de transporte, comércio, viagens e turismo entre diferentes régios, países e continentes. As espécies exóticas são um problema principalmente quando se tornam invasoras. Possuem facilidade para deslocamento e ocupação do ambiente, ameaçando ecossistemas, habitats ou outras espécies.

As espécies exóticas são consideradas a segunda maior ameaça à biodiversidade, ficando atrás apenas da fragmentação dos habitats. Atualmente é difícil encontrar locais onde as espécies exóticos não estejam introduzidas. O processo de introdução de espécies exótica vem ocorrendo desde os tempos remotos, quando o homem começou a se deslocar nos ambientes para conquistar novas terras.

Uma espécie de conhecimento por parte da população pela sua atividade econômica é a rã-touro (Lithobates catesbeianus). Ela foi introduzida inicialmente em vários países para a produção alimentícia, porém o preço da carne desse animal não era muito acessível para a população, fazendo com que criadores não tendo lucro com a atividade, soltassem as rãs em açudes ou até mesmo em riachos. Essa liberação no ambiente fez com que ela se adaptasse ao ambiente e passou a disputar território e alimento com as espécies nativas. Outro exemplo é o Pinus sp.,conhecido como pinheiro-americano que é amplamente utilizado para a produção de madeira e celulose.  Suas folhas quando caem no chão, liberam substâncias no solo que inibem o desenvolvimento de outras espécies de plantas, por isso é comum vermos bosques de pinheiros sem sub-bosque. Além disso, pode se dispersar facilmente ocupando o ambiente das espécies nativas.

A uva-japão é outra espécie exótica que se tornou invasora. Foi trazida principalmente para sombrear chiqueiros e aviários. Hoje ainda é muito utilizada para este fim, porém por apresentar um fruto adocicado, se tornou atrativo para as aves que contribuíram para a dispersão da espécie que também se tornou invasora ocupando muitos ambientes. O javali também se tornou um problema ambiental em muitas regiões do país. Ele foi levado à Argentina para ser usado na caça esportiva, o javali passou para o Uruguai e, a partir do Rio Grande do Sul, a espécie invadiu o Brasil. Atualmente ataca plantações de milho e animais de criação.

Tem-se uma grande dificuldade em controlar a introdução de espécies exóticas. Um dos motivos é o fato de grande parte das pessoas não ter conhecimento sobre quais espécies são nativas e quais são exóticas, além de desconhecerem o impacto que estas podem causar no ambiente no momento em que se tornam invasoras. Por isso, é necessário o conhecimento da espécie antes do seu uso ou comercialização.

Esta matéria foi publicada no Jornal Diário do Alto Vale no dia 04 de novembro de 2014. O Espaço Apremavi é publicado quinzenalmente.

Pin It on Pinterest