O trabalho iniciado pelo Projeto Araucária em Agosto de 2013 com agricultores familiares da região oeste de Santa Catarina segue a todo vapor em Passos Maia, Ponte Serrada e Guatambu.

Nos dias 09 e 10 de setembro de 2014 foram entregues 13.000 mudas de espécies nativas para 20 famílias dos Assentamentos Taborda, Quiguay, Maria Rosa, Conquista dos Palmares, Chê Guevara e 13 de Junho.

Já no período de 21 a 23 de outubro foi a vez dos atendidos do projeto em Ponte Serrada e Guatambu receberem suas mudas.  Foram entregues aproximadamente 10.000 mudas nos dois municípios, beneficiando 24 famílias em Ponte Serrada e 2 famílias em Guatambu.

As espécies entregues foram de araucária, açoita-cavalo, aguaí da serra, angico, araçá vermelho e amarelo, aroeira vermelha, bracatinga, cabriuna, camboatá branco e vermelho, canafístula, canela amarela e sassafrás, canjerana, capororoca, carobinha, cataia, cereja, chal-chal, coqueiro, goiaba da serra, guabiroba lisa, guaçatunga, guamirim, ingá-feijão, ipê amarelo, jabuticaba, louro pardo, pau andrade, pinheiro bravo, pitanga, tarumã e uvaia.

Estas mudas serão plantadas em áreas de preservação permanente (APP) como, por exemplo, margem de sanga, riacho, rio ou nascente, visando evitar a erosão e assoreamento das margens e leito dos córregos, além de proteger e conservar a água de nascentes.

Com o plantio de frutíferas nativas também será possível disponibilizar alimento aos animais e proporcionar uma alternativa sustentável para auxiliar na renda familiar, por meio da comercialização das frutas ou produção de doces e geleias a base de frutas nativas.

Silvana Paglia, moradora da Linha Alegre em Ponte Serrada, comentou que ela e sua família entraram no projeto “com a intenção de recuperar uma área que está degradada próximo a nascentes e açudes, pois além de ficar bonito, quando as árvores derem frutas, vão servir de alimento para os peixes e para quem vim pescar”.

O Projeto Araucária é uma iniciativa da Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida (Apremavi), patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental.

{%GALERIA%}

Pin It on Pinterest