Matas Legais atinge o marco de mil propriedades atendidas no Paraná

7 ago, 2023 | Matas Legais, Notícias

Promover o desenvolvimento em harmonia com o meio ambiente, através do planejamento de propriedades e paisagens e do aprimoramento do desenvolvimento florestal. Esse é o objetivo assumido pela Klabin e pela Apremavi desde 2005, quando reuniram esforços para lançar o Programa Matas Legais.

Segundo Miriam Prochnow, co-fundadora da Apremavi e uma das idealizadoras do Programa, a parceria entre a Apremavi e a Klabin, que completa 18 anos em 2023, mostra a importância de iniciativas dessa natureza: “é muito mais do que um patrocínio para um projeto ambiental, trata-se de uma construção conjunta entre duas organizações de diferentes setores, com o objetivo de implantar atividades que beneficiem não somente as próprias instituições, mas principalmente a sociedade como um todo”. Miriam completa avaliando os resultados do Programa até aqui: “esse tipo de parceria deveria ser implantada numa escala muito mais ampla, especialmente por conta dos desafios com a crise climática que a humanidade está tendo que enfrentar. Estamos muito felizes com os resultados produzidos até agora e trabalhando para que a parceria continue forte e se consolide como um modelo de sucesso na área da sustentabilidade”.

As primeiras ações ocorreram na região serrana de Santa Catarina, e uma base foi instalada em 2008 no Paraná para atender também propriedades das regiões Centro Oriental, Norte Pioneiro e Norte Central. Os proprietários rurais contam com auxílio contínuo para aprimorar o planejamento da propriedade, beneficiando não apenas o meio ambiente, mas também as atividades agroflorestais familiares, principalmente aquelas que participam do Programa de fomento florestal da Klabin.

É um orgulho muito grande contribuir com a implantação e execução do programa, mas, sobretudo, fortalecer a conscientização ambiental de nossos parceiros, sempre ressaltando que o trabalho atrelado à sustentabilidade, é essencial para alavancar resultados cada vez melhores”, destaca Henrique Luvison, Gerente de Responsabilidade Ambiental da Klabin.

As atividades em Santa Catarina e no Paraná promoveram a recuperação de nascentes, plantio de agroflorestas e adequação das propriedades à legislação ambiental. As visitas de planejamento das propriedades rurais pelos técnicos da Apremavi evoluíram para o plantio de florestas nativas. Os mosaicos formados entre áreas naturais recuperadas em territórios onde ocorre a prática da silvicultura ilustram a possibilidade do desenvolvimento econômico sustentável e comprometido com a preservação da biodiversidade.

“A área restaurada é um paraíso para os pássaros; tem goiaba, pitanga, guabiruba, essas frutas nativas… a gente até brinca que aqui os pássaros são mais gordinhos”
Geraldo Érico Speltz, Imbaú – PR (in memoriam)

Área restaurada pelo Matas Legais em Ortigueira (PR) em 2018. Em apenas quatro anos é possível observar a transformação da paisagem. Figura: ©Arquivo Apremavi.

A atuação do Matas Legais está apoiada em quatro pilares:

1. Apoio ao planejamento e adequação ambiental, legal e paisagística da propriedade;
2. Recuperação de áreas degradadas e conservação de remanescentes florestais;
3. Doação de mudas nativas;
4. Atividades de educação ambiental.

Na prática, esses pilares promovem um conjunto de ações para todo o território, e não apenas às propriedades rurais que atuam com silvicultura. As ações de educação ambiental em centros de ensino, entidades comunitárias ou em parceria com prefeituras municipais incentivam o envolvimento e participação ativa da comunidade na preservação dos recursos e restauração ecológica. Até 2023, 11.948 mudas de espécies nativas foram doadas para atividades de Educação Ambiental.

O Coordenador Geral do Programa na Apremavi, Maurício Reis, acredita que a parceria que constitui o Matas Legais é um modelo a ser seguido por outros setores, onde é possível ter um sistema de produção rentável, porém com responsabilidades socioambientais. “As ações difundidas e implementadas para readequação ambiental atreladas à educação ambiental, se tornam uma importante estratégia no Planejamento de Propriedades e Paisagens e no combate às mudanças climáticas”. O Programa apresenta opções de diversificação de produção mais sustentáveis e “é muito gratificante ver as pessoas envolvidas e os resultados alcançados com a assessoria prestada de forma gratuita para os(as) proprietários(as) rurais parceiros do Programa“, destaca Maurício.

Cada muda nativa colocada no berço contribui para a formação de novas florestas, e também para a conservação da biodiversidade. Os resultados tornam-se evidentes já a curto prazo, e são motivo de orgulho para aqueles que participaram das ações do Matas Legais.

Confira as principais realizações do Programa Matas Legais no Paraná:

2.049,08 hectares de áreas degradadas restauradas sendo 415,83 hectares com plantio de mudas nativas e 1.633,25 hectares com condução da regeneração natural.
21.967,62 hectares de áreas conservadas.
823.632 mudas distribuídas para restauração.
99 nascentes em recuperação florestal com plantio de mudas nativas e condução da regeneração natural (indicador implantado em 2021).
36 municípios atendidos desde o lançamento do Programa.
38 atividades de educação ambiental promovidas (indicador implantado em 2021).
09 seminários para conscientização ambiental realizados.
11.948 mudas de espécies nativas doadas em atividades de educação ambiental.
1.004 propriedades cadastradas e atendidas pelo Programa.
1.732 visitas realizadas para monitoramento das áreas em restauração.

Participe do Programa

Se você tem interesse em se tornar um proprietário parceiro do Matas Legais, ou desejar realizar alguma atividade de educação ambiental em parceria com a Apremavi, entre em contato com a nossa equipe : e-mail: mauricio@apremavi.org.br // WhatsApp: (43) 99623-6377

Autores: Vitor Lauro Zanelatto e Maurício Reis
Revisão: Carolina Schäffer e Miriam Prochnow
Foto de Capa: ©️Arquivo Apremavi 

Pin It on Pinterest