Novo Bosque de Heidelberg é plantado em Pouso Redondo

29 ago, 2022 | Bosques de Heidelberg, Notícias, Planejamento de Propriedades e Paisagens

No dia 19 de agosto um novo Bosque de Heidelberg foi implementado na comunidade de Santa Rita em Pouso Redondo (SC). Ao todo foram plantadas 1.500 mudas de espécies frutíferas nativas numa área com plantio total e mais 1.000 mudas de erva-mate e palmito numa área de enriquecimento.

Leomar Andrade, proprietário da área, comenta que resolveu plantar árvores porque precisava cuidar da saúde: “Eu tive intoxicação por uso de agrotóxicos na lavoura de fumo, fui internado três vezes em menos de um mês. Esse episódio foi marcante e por conta disso resolvi começar a plantar alimentos orgânicos e a restaurar as áreas da minha propriedade. Plantamos as primeiras árvores há quatro anos e como sempre tive a ideia de fazer um corredor ecológico, resolvi ampliar a área plantada e proteger todas as nascentes que temos aqui”.

Além da equipe da Apremavi e do proprietário da área, acompanharam o plantio o Secretário de Desenvolvimento Rural de Pouso Redondo, Luiz Nelson Borghesan, e o estudante Thibault Vermeulen, da Universidade de Yale que trabalha com o Diálogo Florestal Internacional (The Forests Dialogue – TFD).

“Essa propriedade é um orgulho e um exemplo para o nosso município por ser uma das primeiras que é totalmente certificada para a produção de orgânicos. Esperamos agora ver os frutos do plantio que estamos fazendo hoje”, comenta o secretário Borghesan. O estudante de Yale partilha do sentimento de orgulho, já que acompanhava pela primeira vez na vida um mutirão de plantio: “Foi uma experiência muito bacana poder estar aqui hoje no meu último dia de estágio, sobretudo depois de ter podido acompanhar todo o processo de produção das mudas lá no Viveiro Jardim das Florestas”, comenta Thibault.

Fotos do plantio realizado na propriedade. Fotos: Carolina Schäffer e Vitor Zanelatto. 

O projeto Bosques de Heidelberg

Vencedor do 22 Prêmio Expressão de Ecologia (2022), a iniciativa é fruto da parceria teuto-brasileira entre a Apremavi e a Bund für Umwelt und Naturschutz Deutschland – BUND, que já realizavam intercâmbios e apoio mútuo nas ações desenvolvidas pela causa socioambiental. A iniciativa tomou forma em 1998, quando os primeiros bosques foram plantados no coração de Santa Catarina.

Na prática, a Apremavi promove a produção de mudas nativas da Mata Atlântica e o plantio em áreas públicas e privadas, identificadas como paisagens degradadas ou outras que apresentam as características necessárias para que uma floresta possa crescer. Na Alemanha, a BUND realiza junto aos alunos das escolas da cidade a captação de recursos para viabilizar os plantios em terras brasileiras, através da venda de alimentos, como cucas e panquecas, durante as feiras organizadas pela comunidade escolar, sobretudo na época das festas de final de ano.

Além dos plantios, desde 2008, é realizada bianualmente a ação “Der Regenwald kommt in die Klassenzimmer” (A Mata Atlântica vai às salas de aula) na qual representantes da Apremavi realizam em Heidelberg uma semana de palestras em todas as escolas que fazem parte do projeto. As palestras são ministradas em alemão, para estudantes de 09 a 17 anos (Ensino Fundamental e Médio), envolvendo a cada ano cerca de 600 alunos. A palestra aborda principalmente temas como a Mata Atlântica no Brasil, suas riquezas e belezas naturais e também os problemas e ameaças que afetam a sua biodiversidade.

 

Autora: Carolina Schäffer

Pin It on Pinterest