Parque Mata Atlântica lança nova identidade visual

17 out, 2020 | Notícias, Parque Natural Municipal Mata Atlântica, Parques e UCs

O Parque Natural Municipal Mata Atlântica (PNMMA) lança hoje, dia 17 de outubro, sua nova identidade visual – elaborada para representar de forma consistente as atividades desenvolvidas no parque e a nova realidade da Unidade de Conservação municipal: já consolidada, referência em educação ambiental, exemplo de conservação da Mata Atlântica e ponto estratégico para o desenvolvimento do turismo ecológico no Alto Vale do Itajaí.

Essa renovação visual é um importante meio para marcar publicamente a evolução das atividades do parque, sua consolidação e desenvolvimento, tanto nas atividades como em relevância, sendo este ano, em que o PNMMA completa 20 anos de fundação, um momento oportuno para o lançamento da nova identidade.

O primeiro passo para a elaboração da nova logo foi identificar as fragilidade da antiga marca, elaborada no ano de 2003. A complexidade gráfica dos elementos do antigo logotipo, bem como a baixa qualidade dos seus arquivos traziam problemas de aplicação em diferentes formatos – por exemplo, tamanhos muito grandes ou muito pequenos se tornavam inelegíveis. O conjunto visual do primeiro logotipo também não incluia uma proposta completa de uma idenditade visual e apresenta hoje pouca sintonia com a realidade do Parque e as necessidades de aplicação do meio digital.

A inspiração para elaboração do novo símbolo do PNMMA ficou a cargo do Concurso de Desenho “Parque Mata Atlântica 20 Anos”, realizado pela Apremavi entre os meses de maio e julho deste ano e responsável por mobilizar centenas de alunos da cidade de Atalanta (SC). Além das belezas e características do próprio Parque, foram as composições do Concurso de Desenho que serviram de inspiração para a criação da nova marca, mais especificamente os finalistas da Categoria III – Logomarca, do Concurso.

Ilustrações finalistas da Categoria III – Logomarca, do Concurso de Desenho Parque Mata Atlântica 20 Anos.

O trabalho de criação da nova logo bem como a elaboração da identidade visual do Parque ficou a cargo da Coordenação de Comunicação da Apremavi, que, observando os resultados do Concurso de Desenho e se inspirando nas belezas e biodiversidade preservadas pela Unidade de Conservação, conseguiu traduzir seus principais símbolos numa identidade visual moderna, arrojada e muito simpática.

Os elementos essenciais do logotipo são a Cachoeira Perau do Gropp, a Rainha-do-abismo (Sinnigia macropoda) – planta herbácea raríssima e que pode ser observada nas formações rochosas do PNMMA, a Murucututu-de-barriga-amarela (Pulsatrix koeniswaldiana) – a coruja Muru (que também é mascote da Apremavi), e, o nome do Parque.

Confira o antes e depois do logotipo na imagem abaixo e para acessar o Manual de Identidade Visual do Parque clique aqui.

Dois logotipos do Parque Mata Atlântica: a esquerda o logotipo antigo, criado em 2003; e, a direita o logotipo criado em 2020 para celebrar os 20 anos do Parque e que passará a ser utilizado a partir de hoje.

Para Vitor Lauro Zanelatto, colaborador da Apremavi que atua com assuntos do Parque Mata Atlântica, a nova marca representa o espírito do Parque. “Buscamos envolver a comunidade nesse processo, que é antes de tudo uma celebração, de todas as atividades, conquistas e da relevância que a Unidade de Conservação representa para Atalanta e à causa ambiental”, complementa Vitor.

Vídeo de lançamento da nova identidade visual do Parque Natural Municipal Mata Atlântica. Vídeo elaborado por Vitor Lauro Zanelatto com imagens de Wigold B. Schäffer.

Dia das Áreas Protegidas

A data para o lançamento da nova marca é duplamente oportuna, além de ser lançada no ano em que o Parque completa 20 anos, hoje, dia 17 de outubro é o Dia de las Áreas Protegidas de Latinoamérica y el Caribe.

A data foi declarada em 2019 pela IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza) e é uma oportunidade para valorizar as áreas naturais e culturais importantes para nosso bem-estar. É também uma contribuição para enfrentar os desafios que a gestão de áreas protegidas exige.

Para saber mais sobre as celebrações e sobre o dia-a-dia da Unidade de Conservação, acompanhe as mídias sociais do Parque, que já estampam a nova identidade visual.

Autores: Carolina Schäffer e Vitor Lauro Zanelatto.

Pin It on Pinterest