Os bugios acordaram alvoroçados na Serra do Pitoco, em Atalanta (SC), no domingo, 24 de fevereiro de 2008. Pareciam anunciar e estar felizes com o 1º plantio simbólico do Programa Clima Legal , que estava para acontecer no terreno da Apremavi que fica aos pés da serra. O evento foi realmente um grande sucesso. Sessenta pessoas ajudaram a plantar 800 árvores nativas que com seu crescimento irão ajudar a seqüestrar carbono e auxiliar a equilibrar o clima da região. Neste plantio foram plantados os “jardins” e “bosques” de 30 adesões ao programa. No plantio foram utilizadas mudas produzidas no Viveiro Jardim das Florestas. Algumas espécies estão na lista das ameaçadas de extinção, como é o caso da imbuia, árvore símbolo de Santa Catarina.

O programa Clima Legal foi lançado em julho de 2007, durante as comemorações do 20º aniversário da Apremavi. Tem como objetivo promover plantios para o seqüestro de carbono, ajudando a amenizar os efeitos do aquecimento global tanto em Santa Catarina como no planeta. É também uma estratégia para a conservação da biodiversidade na Mata Atlântica, para a conscientização ambiental e para o fortalecimento institucional da Apremavi.

A Apremavi também utiliza os mutirões de plantio de árvores nativas como uma estratégia de educação ambiental. O ato de se plantar uma árvore é algo que fica para sempre na vida das pessoas, como comprova o depoimento de Geraldo Sauer, pequeno proprietário rural e funcionário da Apremavi: “Eu me emociono sempre num evento desses porque plantar árvores é muito bom e não importa onde ela está sendo plantada, importa que a gente saiba que ela vai ficar ali. Quando eu olho os plantios que fiz na minha propriedade, fico orgulhoso de mim mesmo, por ter conseguido fazer uma floresta crescer”.

Com certeza essa sensação foi compartilhada com todos os que participaram do plantio, desde os mais jovens, representados pelas pequenas Joana de 1 ano e Julia de 2 anos, até os mais idosos, representados pela “oma” Laura de 83 anos e por João Stramosk de 80 anos. O “Seu” João aliás, deu um exemplo, foi o primeiro a chegar e ficou até o final. Além deles, o evento contou com a presença de vários associados, a equipe da Apremavi, pessoas que aderiram ao programa, empresários, autoridades e a impresa. O evento foi tão significativo para a região que contou com a transmissão ao vivo, por toda a manhã, da Rádio Sintonia, de Ituporanga (SC).

Para Urbano Schmitt Júnior, vice-presidente da Apremavi, todos podem contribuir para um mundo melhor: “o pouco que cada um fizer, fará a diferença para amenizarmos os problemas do aquecimento global e para entregarmos às futuras gerações um planeta em melhores condições do que o recebemos”. A participação das pessoas no plantio foi tão significativa que a Apremavi produziu uma seção especial com depoimentos e fotos dos participantes. Só não foi possível anotar tudo o que foi dito pelos periquitos que durante o almoço de confraternização, coordenado pela Isolete, a Katia e o Edinho, à sombra de uma bela figueira, faziam a festa nos seus galhos, pareciam também celebrar a vida.

O Programa Clima Legal foi desenvolvido para que pessoas físicas e jurídicas possam participar de uma forma efetiva para a preservação do meio ambiente e para o equilíbrio do planeta, através do plantio de árvores. Outras ações necessárias para combater o aquecimento global, pelo qual todos são responsáveis, são, reduzir a emissão de gases pela indústria, evitar e combater o desmatamento, reduzir e economizar o uso de energia, reduzir a produção de lixo e reduzir e evitar a queima de combustíveis fósseis de maneira geral (gasolina, diesel e gás de cozinha).

A Mata Atlântica sofreu um processo intenso de destruição e infelizmente ainda hoje sofre várias ameças. Restam cerca de 7% de remanescentes da Mata Atlântica e o índice estabelecido pelas Nações Unidas, para a manutenção de uma boa qualidade de vida, é de cerca de 30 a 35%. Ainda existe muito trabalho a ser feito em termos de proteção e recuperação.

Para maiores informações clique: Programa Clima Legal. Ou então entre em contato pelo fone: (47) 35210326 ou pelo email: info@apremavi.org.br.

{%GALERIA%}

Veja matéria feita pela RBA TV

{%VIDEO%}

Pin It on Pinterest