Apremavi e parceiros avançam no monitoramento da restauração ecológica

27 out, 2023 | Matas Legais, Matas Sociais, Notícias

Entre os dias 18 a 21 de setembro, a Apremavi e a Klabin, por meio dos times técnicos dos programas Matas Legais e Matas Sociais de Santa Catarina e do Paraná – com apoio da equipe do Projeto + Floresta – realizaram mais uma semana de monitoramento em áreas restauradas nas cidades de Arapoti, Cândido de Abreu, Curiúva, Imbaú, Ortigueira e Reserva, no Paraná. A iniciativa faz parte de um acompanhamento constante realizado pelas equipes, a fim de verificar de perto o desenvolvimento e evolução das áreas atendidas pelos projetos Matas Legais e Matas Sociais.

As ações também visam proporcionar mais um momento de troca com os proprietários parceiros, incentivando a aplicação dos indicadores que regem o “Guia de Monitoramento de Projetos de Restauração de Áreas Degradadas e Alteradas” elaborado pela Apremavi com apoio da Klabin, cujo objetivo é planejar ações necessárias visando à recuperação da vegetação nativa, buscando fortalecer os corredores ecológicos do Estado do Paraná. A primeira avaliação do guia ocorreu em maio deste ano e essas novas ações dão continuidade aos esforços da Apremavi na melhoria do monitoramento da restauração dos projetos executados pela instituição.

No total, foram visitadas 27 propriedades atendidas pelo Matas Legais com monitoramento em 44 áreas de intervenção, somando 35,58 hectares distribuídas entre as seguintes metodologias: condução da regeneração natural, plantio de mudas em área total e enriquecimento ecológico. Já pelo Matas Sociais, 23 propriedades foram visitadas com aplicação de monitoramento em 28 áreas de intervenção. As áreas monitoradas somam 9,9 hectares distribuídas nas mesmas metodologias citadas anteriormente.

“Como a Apremavi possui atuação em diferentes regiões, oportunizar momentos como esse é fundamental para promover o engajamento da Equipe. Além da execução da atividade principal que é o monitoramento, foi um período para troca de experiência e compreensão da realidade de cada Programa”, comenta Maurício Reis, Coordenador de Projetos da Apremavi.

“Além de prestar a consultoria inicial, mais importante que isso é o acompanhamento periódico. É gratificante ver o desenvolvimento e o avanço que os proprietários e as áreas têm ao longo da parceria, evoluindo passo a passo”, disse Henrique Luvison, gerente de Responsabilidade Ambiental da Klabin.

Apremavi e parceiros avançam no monitoramento da restauração ecológica. Foto: Maurício Reis

Registros das ações de monitoramento da restauração ecológica realizado em propriedades atendidas pelo Matas Legais no Paraná. Fotos: Maurício Reis e Edilaine Dick.

Matas Legais

É uma iniciativa da parceria entre a Apremavi e a Klabin que ocorre em Santa Catarina e no Paraná. O projeto desenvolve ações para o planejamento de propriedades e paisagens, estratégias de conservação e sustentabilidade para o fomento florestal, que ajudam a preservar e recuperar os remanescentes florestais nativos, e a melhorar a qualidade de vida da população.

A palavra legal procura traduzir dois sentidos: o de cumprimento da legislação ambiental e o de expressão de um lugar agradável, bonito e bom para viver.

> Conheça o Matas Legais

 

Matas Sociais

É uma parceria entre a Klabin, a Apremavi e o Sebrae que também ocorre em Santa Catarina e no Paraná. O objetivo é contribuir para o fortalecimento social, econômico e ambiental de pequenas e médias propriedades rurais em benefício da agricultura familiar e do desenvolvimento sustentável.

> Conheça o Matas Sociais

 

Autor: Maurício Reis.
Revisão: Thamara Santos de Almeida, Edilaine Dick e Elder Monteiro.

Pin It on Pinterest