Reflexões e inspirações para dar sentido ao Dia Mundial do Meio Ambiente

26 maio, 2023 | Notícias

5 de junho é o Dia Mundial do Meio Ambiente. A celebração deste dia completa seu 50º aniversário este ano, após ter sido instituído pela Assembleia Geral das Nações Unidas (a ONU), em 1972. Mundialmente, as ações em prol desse dia são lideradas pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), mas diversas ONGs, comunidades, governos, empresas e celebridades de 150 países utilizam a data para defender as causas ambientais.

Neste ano o tema da campanha mundial é “soluções para a poluição plástica” com o uso da hashtag e slogan #CombataAPoluiçãoPlástica.

Plantios de mudas em áreas públicas, apresentações teatrais, debates e produções de textos sobre a temática ambiental. O Dia do Meio Ambiente concentra as discussões sobre a temática nas escolas e a oportunidade da realização de atividades de educação para o tema conectadas com as disciplinas do ensino básico. Essa oportunidade valiosa precisa ser aproveitada.

Nesse sentido, é preciso valorizar as potencialidades dos territórios e escutar as demandas dos estudantes. Atividades podem ser co-construídas em parques, praças e outras áreas naturais, buscando uma observação e interpretação da importância da conservação da Natureza. Além da análise em nível local, também é possível debater desafios globais, como a emergência climática e a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

As crises que o Planeta enfrenta são múltiplas, e muitas delas estão longe de terem solução. Por isso, para além das discussões possíveis, é preciso que a data seja encarada como um momento de transformação e empoderamento dos sujeitos, para que a responsabilidade com o Meio Ambiente seja também vista como oportunidade de empreender novas soluções.

Com o intuito de inspirar atividades práticas em sala de aula e em espaços não formais de educação, a Apremavi separou uma lista de obras inspiradoras com temáticas relevantes e disponíveis gratuitamente para a Semana do Meio Ambiente de 2023.

Aborda o que são mudanças climáticas, suas causas e efeitos, principalmente sobre os artrópodes e doenças.

Pode ser utilizado para consulta sobre o impacto da nossa espécie sobre a biodiversidade, a economia, segurança alimentar, suas causas e o que podemos fazer com foco em soluções baseadas na natureza.

Nesse livro infantil, as crianças são convidadas pela Ararajuba (espécie de ave rara e brasileira) a conhecerem uma espécie de mamífero ameaçada de extinção em cada bioma brasileiro.

O livro traz de forma didática vários conceitos sobre espécies ameaçadas de extinção e uma lista de espécies brasileiras com ilustrações feitas pelas crianças.

O guia aborda as relações que envolvem doenças, agentes infecciosos, vetores e hospedeiros, impactos e hábitos das pessoas que podem melhorar a saúde da população.

Um guia rápido especialmente desenvolvido para educadores e alunos, que contribui para a descoberta da Mata Atlântica, sua história, localização, biodiversidade, seus benefícios e a importância de protegê-la e recuperá-la para nossa qualidade de vida e de centenas de outras espécies. 

  • Educação Ambiental: atividades práticas alinhadas aos objetivos do desenvolvimento sustentável – vol 1, 2 e 3

As cartilhas convidam a pensar e a aplicar, em sala de aula, atividades práticas relacionadas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU.

 

Publicações da Apremavi

Na aba publicações em nosso site é possível encontrar diversos livros, cartilhas e folders que a Apremavi já publicou sobre a temática ambiental, tais como:

Lançado em 2004, este livro traz informações importantes sobre o ecossistema mais ameaçado da Mata Atlântica, a Floresta com Araucárias. Fala do histórico da destruição, da situação da floresta em Santa Catarina, das ameaças atuais, das oportunidades e medidas necessárias para sua preservação.

Lançado em 2002, este livro é uma espécie de guia, que reúne informações para ajudar pessoas que querem preservar, recuperar e obter benefícios da Mata Atlântica. Contempla informações sobre o Bioma: o que é, onde se localiza, qual sua importância, sua situação atual, quais as ameaças e quais as leis que o protegem.

Lançado durante a festa de comemoração do vigésimo aniversá­rio da Apremavi, dia 13 de julho de 2007, a edição conta a história do viveiro de mudas Jardim das Florestas e traz informações sobre o plantio adequado de árvores nativas, tanto na área rural como na urbana. A publicação ainda exibe um guia com espécies de árvores nativas.

Autores: Thamara Santos de Almeida e Vitor Lauro Zanelatto.
Revisão: Carolina Schäffer.

Pin It on Pinterest