Apremavi estrela documentário lançado pela TV alemã

10 abr, 2023 | Notícias

Lançado no dia 01 de abril, o documentário da série Plan B, de iniciativa da maior emissora pública alemã, a ZDF, comunica a trajetória e divulga o trabalho da Apremavi. Os filmes da série contam histórias de sucesso e apresentam ideias para resolver problemas, mostrando que há outros caminhos a percorrer.

“Florestas para Cidade - Recuperação contra as Mudanças Climáticas

Urwald für die Stadt – Aufforsten gegen den Klimawandel”, título em alemão para “Florestas para Cidade – Recuperação contra as Mudanças Climáticas”, mostra iniciativas e projetos para um futuro ecológico e sustentável, com tecnologias e atividades que visam a recuperação de florestas. O documentário tem a autoria de Gesine Enwaldt e Ingo Mende, com apoio de Nikolaus Tarouquella-Levitan, que estiveram em Atalanta (SC), em maio de 2022.

Na Apremavi a equipe conheceu todo o processo de produção de mudas, além de participar de um plantio de restauração de uma nascente. Também visitou a Krüger Haus, em Trombudo Central (SC), que desenvolve atividades de resgate da história da colonização alemã e é parceira da Apremavi em vários plantios de restauração. Uma das áreas restauradas junto com eles forma um dos primeiros Bosques de Heidelberg no Brasil.

Gravações da participação da Apremavi em documentário lançado pela TV alemã

Bastidores das gravações da participação da Apremavi em documentário lançado pela TV alemã. Fotos: Miriam Prochnow e Nikolaus Tarouquella-Levitan. 

A co-autora do documentário, Gesine, comenta que as mudanças climáticas estão destruindo nossas florestas, com secas, incêndios e cada vez mais tempestades: “em todo o mundo, as pessoas estão procurando maneiras de impedir a morte das florestas. A própria natureza oferece as melhores receitas para florestas saudáveis: não só no campo, mas também na cidade. Mesmo entre asfalto e concreto, florestas de resfriamento podem ser plantadas nas menores áreas, como é o caso das Tiny Forest, conceito de pequenas florestas desenvolvido pelo japonês Akira Miyawaki principalmente para terrenos baldios nas cidades”, enfatiza Gesine.

 

Plantadores de florestas pelo mundo: uma interação necessária 

O exemplo mostrado no documentário, das 14 pequenas florestas plantadas na Alemanha e na Polônia, com o incentivo do cientista florestal Stefan Scharfe, interage com o trabalho da Apremavi em salvar a Mata Atlântica, como contam no filme os seus fundadores, Wigold Schaffer e Miriam Prochnow. 

“Quando fundamos a Apremavi tivemos que aprender muitas coisas do zero: como produzir árvores nativas, como plantar florestas, como convencer a população a conservar a Mata Atlântica. Hoje, 36 anos e 9 milhões de mudas plantadas depois podemos dizer que a instituição já atingiu alguns objetivos, entretanto, as crises que a humanidade enfrenta hoje nos obrigam a continuar ainda com mais propósito a trabalhar pela nossa missão”, comenta Wigold Schaffer.

Carolina Schaffer, atual vice-presidente da Apremavi, acompanhou as filmagens e comenta que o documentário vem em boa hora por entender que não estamos sozinhos na, por vezes exaustiva, luta pela restauração das áreas degradadas e pela conservação do solo, da biodiversidade e da água, luta que nos enche de energia. “Não importa o lugar nem o tamanho da ação, o importante é que todas as gerações estejam envolvidas e tenham a intenção de fazer algo para garantir o nosso futuro” comenta Carolina. 

“A interação entre essas iniciativas deve continuar”, comenta Miriam Prochnow, que tem ancestrais vindos da região da Pomerânia e quer muito visitar a primeira Tiny Forest da Polônia, “Miyawaki”, plantada nessa região por iniciativa de Agnieszka e Nikolaus Tarouquella-Levitan. A pequena floresta fica na Pomerânia Ocidental, em Rozwarów, no município de Kamień Pomorski, onde voluntários da Fundação Perspektywa plantaram 4,5 mil mudas. “Em recente visita à Alemanha esse foi um dos debates principais com os amigos plantadores de florestas: como fazer para que mais e mais pessoas se sintam estimuladas a plantar árvores e contribuir no combate às mudanças climáticas e ao estabelecimento de um sentimento de solidariedade e paz ao redor do mundo” reflete Miriam.

Gravações na Primeira Tiny Forest na Polônia

Primeira Tiny Forest da Polônia, “Miyawaki”, plantada nessa região por iniciativa de Agnieszka e Nikolaus Tarouquella-Levitan. Foto: Nikolaus Tarouquella-Levitan.

Autoras: Miriam Prochnow e Carolina Schaffer
Revisão: Thamara Santos de Almeida
Foto de capa: extraída do documentário.

Pin It on Pinterest