Matas Sociais doa mudas para Bosque Renascer
As mulheres do Assentamento Guanabara, localizado em Imbaú (PR), realizaram o plantio do Bosque Renascer como uma homenagem póstuma às mulheres militantes do grupo de assentados que já faleceram e estiveram presentes nas lutas pelos direitos delas enquanto vivas. O plantio contou com a doação de 100 mudas e apoio da Apremavi, através do Programa Matas Sociais.
O plantio foi realizado em abril de 2022 e envolveu cerca de 50 pessoas. Cada árvore plantada representa uma militante que lutou pelas causas inerentes à existência do MST, como a produção de alimentos saudáveis e o cuidado com a natureza; a busca para que todas as pessoas que estão em algum acampamento sejam assentadas; o respeito pela vida e a dignidade humana.
“A criação do bosque é de extrema importância pelo fato de valorizar e destacar a importância fundamental das mulheres em nossa sociedade. Além disso, projetos como o Matas Sociais que fortalecem a agricultura familiar e promovem a sustentabilidade são de extrema notoriedade para o crescimento das comunidades locais”, comenta Emílio André Ribas, Coordenador de Projetos da Apremavi pelo programa Matas Sociais.
O Programa Matas Sociais
É uma parceria entre a Klabin, a Apremavi e o Sebrae que contribui para o fortalecimento social, econômico e ambiental de pequenas e médias propriedades rurais em benefício da agricultura familiar e do desenvolvimento sustentável.
A parceria da Apremavi com o MST
O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) é um movimento social que procura articular e organizar os trabalhadores rurais e a sociedade para conquistar a reforma agrária. Em quase 40 anos de história, mais de 450 mil famílias foram assentadas em 23 estados brasileiros e no Distrito Federal, além de terem sido criadas 120 agroindústrias e 190 cooperativas.
Dentre as bandeiras do MST está o plantio de árvores nativas, tendo o movimento criado uma campanha para plantar 100 milhões de árvores em assentamentos de todo o país nos próximos 10 anos. Em Santa Catarina a meta é de 4 milhões de árvores plantadas. Para alcançar essas metas ambiciosas, Apremavi e MST tem trabalhado no desenvolvimento de algumas ações em conjunto.
Veja como a Apremavi e o MST têm trabalhado juntos para restaurar a Mata Atlântica em Santa Catarina.
Autores: William Villar de Castro Ribas, Vitor Lauro Zanelatto e Thamara Santos de Almeida.
Revisão: Carolina Schäffer.