Atividades de implantação da restauração na área piloto do Conservador das Araucárias são finalizadas

6 out, 2022 | Conservador das Araucárias, Notícias

Localizada no município de Urubici (SC), na divisa com o Parque Nacional de São Joaquim, no coração da Serra Catarinense e na área de abrangência da Floresta com Araucárias, a Fazenda Santa Bárbara, propriedade escolhida para implantação da área piloto do Projeto Conservador das Araucárias, tem ao todo 155 hectares, dos quais 52% eram cobertos por pastagens e usadas para criação de  gado até recentemente, segundo o proprietário.

Em 87,16 hectares da área foram utilizadas diferentes metodologias de restauração como o plantio de mudas em área total, em 28,49 hectares, o enriquecimento ecológico, em 9,23 hectares, e a condução da regeneração natural, em 49,44 hectares.

No total foram plantadas 38 mil mudas de árvores nativas de espécies nobres, pioneiras e frutíferas da Mata Atlântica que estão em pleno desenvolvimento (veja galeria abaixo) como araucária (Araucaria angustifolia), pinheiro-bravo (Podocarpus lambertii), casca-d’anta (Drimys brasiliensis), goiaba-da-serra (Acca sellowiana), erva-mate (Ilex paraguariensis), cambará (Gochnatia polymorpha), bracatinga (Mimosa scabrella), uvaia (Eugenia pyriformis), cereja-do-rio-grande (Eugenia involucrata), guabiju (Myrcianthes pungens), ipê-amarelo-da-serra (Tabebuia alba), cedro (Cedrela fissilis), araçá-vermelho e amarelo (Psidium cattleianum), araçá-do-campo (Psidium myrsioides), aroeira-vermelha (Schinus terebinthifolius), guabiroba-crespa (Campomanesia reitziana), guabiroba-do-campo (Campomanesia guaviroba), guabiroba-lisa (Campomanesia xanthocarpa), guabirobinha (Campomanesia rhombea), tarumã (Vitex megapotamica), imbuia (Ocotea porosa), caroba (Jacaranda caroba), capororoca-branca (Rapanea ferruginea), açoita-cavalo (Luehea divaricata), goiaba-da-serra (Acca sellowiana), coqueiro-jerivá (Syagrus romanzoffiana), pacari (Lafoensia pacari), entre outras.

Mudas em desenvolvimento. Fotos: Arquivo Apremavi.

As atividades foram iniciadas em fevereiro de 2022 e finalizaram em agosto de 2022. A equipe da Apremavi realizou um mutirão para iniciar as atividades de restauração, deste mutirão participaram 11 pessoas ao longo de 12 dias. Depois disso uma equipe terceirizada foi contratada, sempre com a supervisão de técnicos da Apremavi. A equipe contratada envolveu em média cinco pessoas que trabalharam no período de abril a agosto.

Nas condições encontradas na propriedade piloto, uma pessoa consegue plantar em média 100 mudas por dia. É importante destacar que para que o terreno esteja em condições para o plantio das mudas, é necessário fazer coroamento, abertura dos berços, colocação de adubo, hidrogel e estacas. No período do plantio das mudas houve ocorrência de períodos de chuvas, geadas e até neve, fatores que dificultaram o trabalho e atrasaram o cronograma de implementação em aproximadamente 60 dias. 

O plantio das mudas de árvores ocorreu no outono e inverno, períodos em que naturalmente as plantas têm o desenvolvimento reduzido em função do frio que ocorre na região, o que é perfeitamente normal. Nas fotos anexas pode ser observado que as mudas plantadas estão enraizadas e seu crescimento deve se acelerar agora na primavera e no verão vindouro. Estima-se que haja uma mortalidade de aproximadamente 10%, decorrente de fatores climáticos e formigas.

Giem Guimarães, proprietário da área, não mede esforços para garantir o sucesso da restauração da propriedade e espera que sua atitude sirva como exemplo: “Como empresário e defensor da Floresta com Araucárias, que foi praticamente dizimada, tenho muito orgulho em fazer parte dessa iniciativa inédita. O sucesso econômico e a nossa sobrevivência dependem da conservação da natureza. Entendo que é preciso mostrar à sociedade que os negócios e a conservação podem andar juntos”, complementa.

Plantio na área piloto do Conservador das Araucárias. Foto: Arquivo Apremavi

Plantio na área piloto do Conservador das Araucárias. Fotos: Arquivo Apremavi.

Visita de monitoramento

No dia 26 de setembro de 2022 integrantes da Apremavi, da Tetra Pak e da Klabin estiveram na área para ver o resultado dos trabalhos. Os visitantes tiveram a oportunidade de fazer toda a trilha e verificar de perto o crescimento das mudas e também o avanço da regeneração natural.

Para Julian Fox, Diretor de Programas da Natureza da Tetra Pak Internacional, a visita ao local de plantio piloto na Fazenda Santa Bárbara foi muito marcante: “foi gratificante ver as mudas plantadas, sua variedade e que sobreviveram bem ao inverno. Caminhando da pousada em direção ao limite com o parque, foi possível ver diferentes tipos de ecossistemas e as estratégias de restauração e enriquecimento em ação. Esta área é perfeita para demonstrar aos potenciais proprietários participantes como a adesão ao Conservador das Araucárias os ajudará a restaurar a natureza em suas próprias propriedades”, explica Julian.

Visita de monitoramento na área piloto do Conservador das Araucárias: Foto: Arquivo Apremavi

Visita de monitoramento do projeto. Fotos: Arquivo Apremavi

O Conservador das Araucárias

Lançado em abril, o Conservador das Araucárias é um projeto de restauração ambiental que traz um modelo inovador focado na recuperação de áreas rurais degradadas por meio do plantio de espécies nativas, com benefícios para as comunidades locais, fauna e flora da Mata Atlântica e sequestro de carbono.

Desenvolvido em parceria com a Tetra Pak, líder mundial em soluções para processamento e envase de alimentos, o projeto tem a ambição de restaurar pelo menos 7 mil hectares da Mata Atlântica em um período de dez anos – o equivalente a 9.800 campos de futebol.

O Conservador das Araucárias conta com o acompanhamento da Conservation International (CI), da The Nature Conservancy Brasil (TNC) e da Klabin, fornecedora de matéria prima da Tetra Pak e parceira de longa data da Apremavi nos Programas Matas Legais e Matas Sociais.

+ Saiba mais sobre o projeto

Autoras: Miriam Prochnow e Carolina Schäffer.

Pin It on Pinterest