Plantadores de florestas de Ibirama visitam a Apremavi

8 abr, 2022 | Notícias, Restaura Alto Vale

Moradores da comunidade atingida por uma enxurrada em 2020 puderam conhecer melhor a Apremavi, que apoiou a restauração de áreas degradadas no episódio.

No dia 29 de março um grupo de 18 moradores do município de Ibirama visitou a Apremavi para conhecer a instituição e aprender ainda mais sobre restauração ambiental. O primeiro contato dos visitantes com a Apremavi se deu com a equipe técnica do projeto Restaura Alto Vale, que fez o convite para a visita.

Em 2020 os moradores da comunidade de Ribeirão das Pedras, em Ibirama (SC), viram a enxurrada atingir florestas, construções e ceifar vidas. A Apremavi visitou a comunidade meses após o evento climático extremo, onde com a ajuda e liderança de moradores, atendeu pelo projeto muitas das famílias atingidas, explicando a importância da restauração da mata ciliar, que havia sido destruída pela enxurrada em dezembro.

Com o apoio do Restaura Alto Vale, proprietários das terras arrasadas pelas chuvas ingentes se reuniram a restauraram várias APPs, sobretudo matas ciliares. Para isso, receberam mudas de árvores nativas; arame para a construção de cercas, quando necessário; orientações e visitas para o monitoramento dos plantios.

Para João Moretti, um dos proprietários que visitou a Apremavi, esse foi apenas o início do trabalho: “O que nós vivenciamos em 2020 foi muito extremo. As marcas da devastação no leito dos rios e margens ainda podem ser vistas, os borrachudos que apareceram na comunidade também mostram que o desequilíbrio ainda existe. Com o apoio do Restaura Alto Vale iniciamos o processo de recuperação. Espero ver novamente a sombra das árvores sobre o rio, como era antes da enxurrada”.

#Antes e Depois da área restaurada na propriedade de João Moretti. Fotos: Arquivo Apremavi.

Na visita do último mês os plantadores de florestas atualizaram os técnicos da Apremavi sobre a evolução dos plantios, e também puderam conhecer mais sobre a atuação da instituição. Foi realizada uma visita à estrutura do Centro Ambiental e do Viveiro Jardim das Florestas, responsável por produzir as mudas utilizadas para regenerar as áreas de Ribeirão das Pedras.

Após o almoço, foram guiados por uma área de restauração da mata ciliar na propriedade de Edegold Schäffer e também pelas trilhas da restauração, áreas demonstrativas da restauração ao longo dos anos. Por fim, o grupo se deslocou ao Parque Natural Municipal da Mata Atlântica, onde após uma breve discussão do histórico de uso e criação do Parque, visitou a trilha e a cachoeira.

Registros da visita ao Viveiro Jardim das Florestas e ao PNM Mata Atlântica.
Fotos: Vitor L. Zanelatto e Gabriela Goebel.

Gabriela Goebel, que atuou junto ao projeto Restaura Alto Vale, destaca o empenho e união dos proprietários: “Em nossas visitas nas propriedades atingidas discutimos a importância de restaurar a mata ciliar presente nas propriedades, já que muitas delas foram totalmente destruídas pela enxurrada. Estamos muito felizes com o engajamento da comunidade, que desde a primeira visita mostrou muita força para lidar com o desastre ocorrido e muito comprometimento com a causa ambiental”.

Autores: Gabriela Goebel e Vitor L. Zanelatto
Revisão: Carolina Schäffer
Foto de capa: Vitor L. Zanelatto

Pin It on Pinterest