Plantando o Futuro conquista espaços ao fortalecer ações pelo clima

21 jul, 2019 | Notícias, Plantando o Futuro

O movimento #fridaysforfuture tem ganhado cada vez mais força pelo mundo com jovens indo às ruas todas as sextas-feiras para protestar e chamar atenção dos governos e sociedade e pedir que tomem atitudes para reverter a crise climática.

Participando desse movimento, em Atalanta, o Grupo Plantando o Futuro tem relizado inúmeras ações todas as sextas-feiras. Com o intuito de levar à comunidade a conscientização necessária para que uma real mudança de atitudes em relação ao meio ambiente surja o grupo tem criado cada vez mais espaços para discutir sobre pautas socioambientais, conversado com jovens sobre a importância da biodiversidade, informado a comunidade sobre a necessidade de criarmos novos hábitos no nosso dia-a-dia para enfrentar a crise climática, além, é claro, de plantar mudas de árvores nativas e flores.

Oficina de Cartazes

Uma das primeiras ações pelo clima realizadas pelo Grupo Plantando o Futuro no âmbito das #sextaspelofuturo, ou #fridaysforfuture, foi uma oficina de cartazes que ocorreu no dia 24 de maio. Na ocasião os alunos do Colégio Estadual Dr. Frederico Rolla confeccionaram cartazes e faixas sobre a emergência climática e a necessidade das práticas ativistas para garantir um futuro para a humanidade.

Os cartazes e faixas ficam expostos todas as sextas-feiras no muro do colégio e também são utilizados durante as outras ações que o grupo organiza, como nos plantios de mudas, nas rodas de conversa e visitas a outras escolas.

Cartazes elaborados pelos alunos da Escola de Educação Básica Doutor Frederico Rolla de Atalanta (SC) e pelos participantes do Plantando o Futuro para as ações climáticas realizadas no âmbito das #sextaspelofuturo (#fridaysforfuture).

Visita ao Centro de Educação Adolfo Hedel

Para divulgar os trabalhos do Plantando o Futuro e instigar novos jovens a aderirem ao movimento #sextaspelofuturo (#fridaysforfuture), os participantes do grupo visitaram no dia 05 de julho o Centro de Educação Adolfo Hedel, em Agrolândia (SC), e tiveram uma conversa super animada com os alunos e professores. A iniciativa teve apoio da Prefeitura de Atalanta (SC), da Escola de Educação Básica Doutor Frederico Rolla de Atalanta e da Apremavi.

A visita começou com uma apresentação das ações realizadas pelo Plantando o Futuro nos últimos meses e foi seguida de uma rica troca de informações sobre a importância dos ativistas diante de tempos tão incertos. Para despertar o interesse dos alunos foram retratados perfis e trabalhos desenvolvidos por alguns ativistas brasileiros que atuam em diferentes contextos geográficos e sociais. Obviamente que a história de Greta Thunberg, a adolescente sueca que passou a se manifestar todas as sextas-feiras em frente ao Parlamento da Suécia para exigir de seus governantes mais proatividade e reais soluções diante do aquecimento global – e assim deu início ao movimento #fridaysforfuture, não ficou de fora da conversa. Para terminar a seção #AtivismoSim, também foi exibido o curta-metragem “Aos Ativistas da Mata Atlântica“, elaborado pela Apremavi e que conta a história dos primeiros ativistas que lutaram para proteger o Bioma.

Para o Coordenador de Ações do grupo, Vitor Lauro Zanelatto, cada vez que demonstramos as ações que desenvolvemos com o Plantando o Futuro para outras escolas percebemos que há sim uma evidência clara que eles também podem replicar o que estamos fazendo. Além do mais, “nossa decisão de visitar outras escolas também surge da necessidade de incentivar cada vez mais jovens a serem voz ativa na sociedade e a lutar em defesa dos intereses públicos, sobretudo com na área ambiental“, complementa Vitor.

Plantando o Futuro visita Colégio Estadual Adolfo Hedel, em Agrolândia (SC), e faz convite a alunos para que façam parte do movimento #AtivismoSim.

O Plantando o Futuro

O Plantando o Futuro tem a finalidade de trabalhar pela defesa, preservação e recuperação do meio ambiente, promover a educação ambiental em centros educacionais, escolas e quaisquer locais de ensino, incentivar a participação e protagonismo de jovens em atividades voluntárias, valorizando a natureza e respeitando a biodiversidade, e promover ações de combate, mitigação e adaptação às mudanças climáticas.

Autores: Carolina Schäffer e Vitor Lauro Zanelato.
Fotos: Arquivo Plantando o Futuro.

Pin It on Pinterest