Vamos passar um dia no Parque Mata Atlântica?

17 jul, 2019 | Notícias

Estar em contato com a natureza respirando ar puro, recebendo a energia das árvores, sentindo o frescor da água e ouvindo o barulho dos animais da floresta melhora a saúde física, emocional e mental, aumenta a criatividade e a sensação de bem-estar. Pensando nisso, a Coalização Pró-Unidades de Conservação idealizou a campanha #UmDiaNoParque.

Muito além de aproximar os brasileiros das unidades de conservação, conectá-los com a natureza, com a história local e as comunidades tradicionais a campanha é um chamado para conscientizar a população sobre a importância dos parques para a qualidade de vida e o bem-estar das pessoas e animais, para a conservação da biodiversidade local e para a manutenção da vida.

Inspirado no National Park Week, um movimento americano na qual os estadunidenses se dirigem aos parques para celebrar os tesouros ecológicos do seu país, #UmDiaNoParque convida vocês a, no dia 21 de julho, domingo, visitar uma Unidade de Conservação (veja a lista das UCs oficialmente inscritas na campanha), e aproveitar a natureza e a vida ao ar livre, seja fazendo trilhas, observando pássaros ou estrelas, tomando banho em rios e cachoeiras, ou sentando à sombra das árvores. Aos participantes que quiserem registrar as suas atividades e postar nas redes sociais fica o convite, usem a hashtag #UmDiaNoParque.

Vários parques nacionais, estaduais e municipais aderiram a campanha e obviamente o Parque Natural Municipal da Mata Atlântica, aqui em Atalanta (SC) não iria ficar de fora!

Dia 21 de julho é dia de ir pro parque! #UmDiaNoParque é uma campanha que convida os brasileiros a passarem um dia em alguma Unidade de Conservação e aproveitar o contato com a natureza. Foto: Rede Pró-UC.

O Parque Mata Atlântica

Criado em 2000, o Parque Natural Municipal da Mata Atlântica está localizado na comunidade de Vila Gropp, a 2 km do centro do município de Atalanta (SC). É o primeiro parque do município e vem desempenhando um papel importante no desenvolvimento do turismo ecológico da região, além de garantir a preservação de 54 ha de Mata Atlântica.

Os principais atrativos do parque são a cachoeira Perau do Gropp, com 41 metros de queda, e a cascata Córrego do Rio Caçador, com 18 metros de altura. O acesso até a cachoeira e a cascata é feito pela Trilha da Lontra que tem aproximadamente 1.000 metros de extensão. Durante a caminhada os visitantes podem observar os paredões rochosos cobertos por samambaias, avencas e musgos, além de terem a oportunidade de conhecer algumas espécies nobres da Mata Atlântica como o cedro (Cedrella fissilis), a canela sassafrás (Ocotea odorifera) e o xaxim-bugio (Dicksonia sellowiana). É também na Trilha da Lontra que está localizada a cascata Córrego do Rio Caçador e, ao final da caminhada, o visitante é compensado com a beleza da cachoeira Perau do Gropp.

Além disso o parque conta com um centro de referência com recepção e auditório com capacidade para 100 pessoas; um Museu Histórico Municipal Wogeck Kubiack, com aproximadamente 400 peças em seu acervo que contam parte da história da colonização de Atalanta; e, um mirante de onde se pode avistar a cachoeira com 41 metros de queda.

As belezes do Parque Natural Municipal da Mata Atlântica são inúmeras, entre elas duas cachoeiras: a cascata Córrego do caçador (com 18m) e a cachoeira Perau do Gropp (com 41m de altura). Para ter acesso às cachoeiras o visitante tem que percorrer uma trilha de cerca de 1km. Fotos: Arquivo Apremavi.

Autora: Carolina Schäffer.

Pin It on Pinterest