Visitas na Apremavi no segundo trimestre do ano proporcionam troca de conhecimento sobre restauração

14 jul, 2023 | Centro Ambiental Jardim das Florestas, Notícias, Viveiro Jardim das Florestas

Ao conhecer de perto a Apremavi os estudantes têm a oportunidade de aprender na prática, entre as trilhas nas áreas demonstrativas de restauração, nascentes e no viveiro de mudas. Conceitos trabalhados em sala de aula se materializam durante a visita e ilustram algumas das formas de trabalhar em defesa da conservação e da restauração.

Durante o segundo trimestre deste ano, o Centro Ambiental e o Viveiro Jardim das Florestas da Apremavi receberam a visita de mais de 550 pessoas.  Dezenove instituições de ensino, como escolas e universidades, estiveram em Atalanta para aprender mais sobre a proteção, conservação e restauração da Mata Atlântica.

Grupos organizados por prefeituras e sociedade civil de Santa Catarina também conheceram a rotina de produção de mudas e das ações desenvolvidas na Apremavi no segundo trimestre. Houve também a visita da Conectando Biomas, uma organização ambiental com sede em Manaus, que está realizando o mapeamento de áreas com vegetação nativa no Brasil. Outra recepção foi dedicada a visitantes da Alemanha,  que estavam de passagem na região e, ouvindo falar sobre a Apremavi, decidiram conhecer de perto a instituição.

Já outros visitantes são  de lugares próximos, e é justamente a proximidade que possibilita conexões e a continuidade do contato com a Apremavi, seja através da parceria em outras atividades de educação ambiental ou no auxílio sempre necessário para compartilhar os projetos desenvolvidos pela Apremavi para a restauração ecológica. “Foi muito interessante conhecer a Apremavi e ver que temos uma organização tão ativa e engajada pertinho de nós. Muitos alunos se espelham no conhecimento aprendido para aplicar em suas propriedades. Além disso, também percebemos como os alunos se sentiram bem de estar em contato com a natureza e o ar puro do local”, relata Sabrina Helena Silva Marafon, professora que leciona em uma cidade próxima a Atalanta, onde está a sede da Apremavi.

Já a professora Luciane Costa de Oliveira, do IFSC de Lages, comenta sobre quais aspectos da visita foram importantes para os estudantes: “Na visita pudemos conhecer o viveiro e toda sua evolução ao longo dos anos, as áreas degradadas que foram recuperadas, o embelezamento do meio rural, as novas metodologias para planejamento do território, a visão sustentável a longo prazo, a aquisição de RPPNs para garantias futuras, entre tantos outros exemplos são presenciados durante as visitas das turmas. Em cada visita, uma vasto horizonte de conhecimentos se abre diante dos olhos dos estudantes…. e da professora deles, também!”

> Conheça os principais atrativos da visita

Visita no Parque Natural Municipal Mata Atlântica. Créditos: CE Padre Dionísio Peluso

Registros das visitas realizadas no Centro Ambiental, Viveiro Jardim das Florestas e Trilha da Restauração da Apremavi, bem como, ao Parque Natural Municipal Mata Atlântica. Fotos: Edegold Schäffer e Taís Fontanive

O Programa de Visitas Guiadas é uma iniciativa institucional da Apremavi. Visitas de grupos com mais de cinco pessoas demandam agendamento prévio.

> Agenda a sua visita

Essa ação está relacionada com os ODS:

 

Autores: Thamara Santos de Almeida, Taís Fontanive e Vitor Lauro Zanelatto

Pin It on Pinterest