Apremavi fala sobre a importância da Mata Atlântica para alunos da Alemanha

1 maio, 2019 | Bosques de Heidelberg, Notícias, Projetos da Apremavi

Na semana de 08 a 12 de abril de 2019 a colaboradora e sócia da Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida (Apremavi), Carolina Schäffer, esteve na cidade de Heidelberg, Alemanha, para conversar com estudantes alemães sobre a importância da Mata Atlântica e sua biodiversidade.

Acompanhada de Brigitte Heinz, representante da ONG alemã BUND – Freunde der Erde, que é parceira da Apremavi, Carolina realizou atividades e palestras, ministradas na língua alemã, em 9 escolas diferentes, envolvendo 20 turmas e mais de 550 alunos, com idade entre 7 e 15 anos.

A ação desenvolvida pela Apremavi e pelo BUND, faz parte do projeto Bosques de Heildelberg no Brasil e é um excelente processo para trazer consciência ambiental para as crianças e jovens, pois expõe a imensa biodiversidade da Mata Atlântica e também a importância da sua preservação para o Brasil e o mundo. Além disso, incentiva os estudantes a tomarem ação no enfrentamento dos problemas ambientais globais.

O projeto

A ação “A Mata Atlântica vai às salas de aula – Der Regenwald kommt in die Klassenzimmer” faz parte do projeto Bosques de Heidelberg no Brasil e é realizada desde 2008 em parceria com a ONG ambientalista BUND – Bund Für Umwelt und Naturschutz Deutschland, a cidade de Heidelberg e a Apremavi.

O projeto e o intercâmbio entre as instituições acontece desde 1999 e tem como principal objetivo restaurar a Mata Atlântica no Brasil e apoiar ações de educação ambiental.

Os Bosques de Heidelberg no Brasil – Heidelberger Wäldchen in Brasilien já somam mais de 117 mil árvores nativas plantadas com a ajuda de estudantes da região do Alto Vale do Itajaí em Santa Catarina.

Além das atividades nas escolas a Apremavi teve a oportunidade de participar da Assembleia Geral do BUND e pode prestar contas sobre o andamento do projeto e mostrar as principais conquistas do último ano. Foto: Carolina Schaffer.

1000 árvores antes dos 30

Em dezembro do ano passado a sócia e colaboradora da Apremavi, Carolina Schaffer, lançou um desafio para si mesma: plantar 1000 árvores em um ano. Desde então ela tem participado de vários plantios de árvores junto com a equipe da Apremavi aqui em Santa Catarina. Não contente em plantar árvores no Brasil, Carolina aproveitou a oportunidade e enquanto esteve em Heidelberg ela conseguiu plantar duas árvores nativas da floresta de coníferas tão típica da Europa.

Para Carolina ter a oportunidade de plantar árvores ao redor do mundo é especial,  “plantar árvores é uma das ações mais altruístas que o ser humano pode fazer, afinal é incrível saber que as sementes que plantamos agora serão as árvores que no futuro garantirão sombra, água e alimento para a humanidade” comenta Carolina.

Autora: Carolina Schäffer.

Pin It on Pinterest