Biofilia: a sensação de bem estar na natureza já foi nomeada pela ciência

18 jan, 2023 | Notícias

Você também se sente bem quando fica perto da natureza? A ciência tem um nome para isso: Biofilia.

A hipótese de biofilia foi introduzida e popularizada em 1984 por Edward O. Wilson, que foi um renomado biólogo da área de entomologia, ecologia e evolução e sociobiologia. Em seu livro de mesmo nome ele define a biofilia como o desejo que temos de nos afiliarmos com outras formas de vida.

Em um mundo cada vez mais urbanizado e frenético, é frequente perdemos essa conexão com a natureza e isso pode levar a um maior desprezo pela conservação dos ecossistemas e suas espécies. Portanto, é importantíssimo, até mesmo por uma questão de saúde, restabelecer essa conexão com a natureza.

Em 1982, a Agência Florestal do Japão começou a estimular esse contato com a natureza como uma forma de terapia, os chamados Banhos de Floresta – Shinrin-Yoku

Benefícios do "Banho de Floresta". Figura: Reprodução arvoreagua

Benefícios do “Banho de Floresta”. Figura: Reprodução @arvoreagua (CC BY-NC 4.0) 

O que diz as pesquisas

Nos últimos anos, um número crescente de estudos acerca do banho de floresta foi realizado em pessoas com doenças crônicas, como pacientes com hipertensão ou pressão arterial anormal. Um deles, publicado na revista Scientific Reports da Nature, evidenciou a importância das florestas para sensações de satisfação com a vida de maneira global. Eles viram que a proporção de fotografias da natureza foi associada com pontuações nacionais de satisfação, mostrando como a nossa conexão com a natureza serve de pano de fundo para memórias positivas. Além disso, foi verificado que esse banho de floresta, ou banho de natureza, pode melhorar significativamente a saúde física e psicológica das pessoas, reduzindo o estresse e a ansiedade, atuando como um método preventivo

Por aqui, sempre que caminhamos na Trilha da Restauração no Centro Ambiental da Apremavi, no Parque Natural Municipal da Mata Atlântica e até mesmo na RPPN Serra do Lucindo evidenciamos essa sensação de bem estar. Além do convite para tomar um “Banho de Floresta” nesse verão, relembramos a importância e responsabilidade que temos em preservar e apoiar a boa gestão das Unidades de Conservação, seja durante a visita ou em movimentos para a valorização do patrimônio natural. 

> Conheça outras Unidades de Conservação de Santa Catarina 

Cachoeira da RPPN da Serra do Pitoco

Paisagens da RPPN Serra do Lucindo, Parque Natural Municipal da Mata Atlântica e Trilha da Restauração no Centro Ambiental da Apremavi. Fotos: Arquivo Apremavi

Referências:

Chang, C. C., Cheng, G. J. Y., Nghiem, T. P. L., Song, X. P., Oh, R. R. Y., Richards, D. R., & Carrasco, L. R. (2020). Social media, nature, and life satisfaction: global evidence of the biophilia hypothesis. Scientific reports, 10(1), 1-8.
HANSEN, Margaret M.; JONES, Reo; TOCCHINI, Kirsten. Shinrin-yoku (forest bathing) and nature therapy: A state-of-the-art review. International journal of environmental research and public health, v. 14, n. 8, p. 851, 2017.
WEN, Ye et al. Medical empirical research on forest bathing (Shinrin-yoku): A systematic review. Environmental health and preventive medicine, v. 24, n. 1, p. 1-21, 2019.
WILSON, Edward O. Biophilia. In: Biophilia. Harvard university press, 1984.

 

 

Autora: Thamara Santos de Almeida.
Revisão: Vitor Lauro Zanelatto e Carolina Schäffer.
Foto de capa: Carolina Schäffer.

Pin It on Pinterest