Maior mobilização da história foi em prol do meio ambiente

26 set, 2019 | Clima Legal, Notícias, Projetos da Apremavi

Mais de 4 milhões de pessoas invadiram as ruas na última sexta-feira, dia 20 de setembro de 2019, para participar de atos em prol do meio ambiente. A Greve Global Pelo Clima (#GlovalClimateStrike), inciativa do movimento Fridays for Future (Sextas pelo Futuro), foi liderada por jovens e estudantes, mas contou com a adesão de organizações da sociedade civil, movimentos sociais, pesquisadores e até empresas.

Ao redor do globo, um total de 170 países organizaram mais de 6.631 protestos exigindo ações para impedir o avanço do aquecimento global. A mobilização partiu do pressuposto que estamos vivendo numa era de emergências climática e política e que, para que seja possível garantir um futuro para humanidade, é necessário que todos comecem a apoiar, defender e optar por políticas e ações que nos livrem do colapso que estamos vivendo nos dias atuais.

Carolina Schäffer, colaboradora da Apremavi, esteve em Nova York e acompanhou de perto a mobilização que contou com a participação da jovem ativista sueca, Greta Thunberg, fundadora do movimento Fridays for Future. “A luta pela causa climática e ambiental não é de hoje, meus pais já batalham a favor dessa causa há mais de 35 anos. Por crescer num ambiente aonde ativismo é palavra de ordem, e por ter acompanhado de perto muitas lutas ambientais do Brasil, é indescritível a sensação que toma conta de mim ao ver que nós jovens conseguimos mobilizar tantas pessoas para irem as ruas e dar voz ao meio ambiente e toda a sua biodiversidade. Mais emocionante ainda é poder participar da maior mobilização da história da humanidade e poder dizer que ela foi em favor da causa ambiental. Sei que estamos longe de dizer que a luta chegou ao fim, mas definitivamente o dia 20 de setembro de 2019 marca um vitória nessa batalha que garantir um futuro para chamar de nosso“, disserta Carolina que também concedeu uma entrevista ao Estadão durante a mobilização.

Liderados por Greta Thunberg, jovem ativista climática, #greveglobalpeloclima reuniu cerca de 250 mil pessoas em Nova York (EUA) no último dia 20 de setembro de 2019. Fotos: Carolina Schäffer.

Atalanta na #GreveGlobalPeloClima

No Brasil jovens de várias cidades organizaram manifestos e invadiram as ruas.

Em Atalanta quem esteve a frente da programação foi o grupo Plantando o Futuro, que na sexta-feira (20/09), mesmo debaixo de muita chuva, reuniu os jovens na frente da Prefeitura Municipal de Atalanta (SC) com seus cartazes que traziam mensagens e pedidos de atenção para com a causa ambiental e climática. Os jovens aproveitaram a ocasião para entregar uma carta com demandas do movimento para o prefeito do município.

Nem mesmo a chuva foi capaz de desanimar os jovens de Atalanta no último dia 20 de setembro, que levaram os seus cartazes para a Prefeitura de Atalanta em ato pela #greveglobalpeloclima. Fotos: Arquivo Plantando o Futuro.

Semana do Clima

A #greveglobalpeloclima abriu a Semana do Clima de Nova York (NYC Climate Summit), tradicionalmente organizada para coincidir com a Assembleia Geral da ONU, que ocorreu no dia 23 de setembro (terça-feira). Um dia antes da Assembleia, a Cúpula do Clima, mediada pelo o secretário-geral António Guterres, realizou uma reunião para que os países pudessem anunciar suas intenções de aumentar as metas de redução de gases de efeito estufa no Acordo de Paris.

No discurso de abertura do encontro, Guterres disse que “estamos perdendo a corrida da emergência climática, mas ainda podemos vencê-la“. Diante da urgência citada por Guterres, a ONU negou tempo de fala para países que estão trabalhando com novas fontes de combustíveis fósseis ou que não estão cumprindo seus compromissos a respeito da emissão de carbono. Brasil e Estados Unidos não discursaram, por exemplo. Por outro lado, o presidente francês Emmanuel Macron anunciou a liberação de cerca de US$ 500 milhões em ajuda financeira para proteção de florestas tropicais, inclusive a Amazônia.

Ainda que o presidente Jair Bolsonaro não tenha participado do evento, por ter perdido seu direito de fala ao não cumprir com os compromissos climáticos assumidos anteriormente pelo Brasil, a brasileira Paloma Costa Oliveira, de 27 anos, esteve ao lado de António Guterres na abertura do evento e enfatizou que o que “precisamos agora é que os gestores públicos nacionais e locais transformem as soluções que já existem em políticas públicas“.

Além dela, outra jovem que marcou presença na abertura da Cúpula de Clima foi a ativista sueca Greta Thunberg, fundadora do movimento #fridaysforfuture. Com uma fala emocionante e enfática, ela responsabilizou a corrida incansável do eterno crescimento econômico pela emergência climática que estamos enfrentando e disse que não compreende como os adultos insistem em roubar o futuro das crianças mesmo sabendo que nos últimos 30 anos a ciência tem sido clara e direta sobre as ameaças da crise climática para a humanidade. Assista o discurso na íntegra.

Discurso da ativista sueca Greta Thunberg na abertura da Cúpula de Clima da ONU no último dia 22 de setembro, em Nova York (EUA). Vídeo: Mídia Ninja.

Amazonia além da Crise

Iniciativa da Rainforest Alliance, o evento “Amazonia Beyond the Crisis” (Amazonia além da Crise), que aconteceu em Nova York (EUA) no dia 21 de setembro de 2019 e antecedeu à Semana do Clima da ONU, reuniu cientistas, empresários, sociedade civil e representantes do setor público para discutir os cenários de crise na Amazônia como uma forma de prevenir novos desastres de direitos humanos, ambientais e econômicos e uma tentativa de transmitir ao mundo uma mensagem para que não se esqueçam da floresta amazônica quando as queimadas terminarem.

Carolina Schaffer, colaboradora da Apremavi, que acompanhou o evento como parte da delegação do Youth Climate Leaders, menciona que “apesar dos setores terem diferentes opiniões, há uma expectativa comum de que os investimentos de médio e longo prazo sejam imperativos e que são necessários compromissos reais do setor público e privado para interromper o desmatamento e promover uma economia florestal sustentável e diversificada“.

Evento “Amazonia Beyond the Crisis” discutiu urgência de grandes mudanças para evitar desmatamentos e incêndios na Amazônia, bem como para proteger e promover os direitos humanos da população local. Foto: Carolina Schäffer.

Autora: Carolina Schäffer.

Pin It on Pinterest