Projeto Restaura Alto Vale promove conhecimento científico

24 set, 2019 | Notícias, Projetos da Apremavi, Restaura Alto Vale

Durante o período de agosto de 2018 a julho de 2019, o pesquisador Robson Carlos Avi do Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí (UNIDAVI), realizou expedições em 30 municípios localizados no Alto Vale do Itajaí (SC), região de abrangência do projeto Restaura Alto Vale.

O objetivo do trabalho foi realizar o levantamento florístico e fitossociológico das matas ciliares da região. Esta base de dados fornecerá informações básicas que poderão contribuir com a implantação de programas de proteção, enriquecimento e recuperação de matas ciliares, especialmente da região.

O resultado do estudo foi surpreendente, em 60 pontos amostrados, de áreas em estágio médio ou avançado de regeneração, foram catalogados 7.269 indivíduos, pertencendo a 426 espécies e 60 famílias botânicas.

Esse resultado mostra a grande diversidade de espécies presentes na região, visto que o Inventário Florístico Florestal de Santa Catarina, identificou 823 espécies para o estado.

O estudo realizado é uma das atividades previstas no projeto Restaura Alto Vale, e em breve o estudo será publicado pelo pesquisador por meio de artigos científicos e outros meios de comunicação.

De acordo com Robson “A pesquisa desenvolvida confirma o quanto a região do Alto Vale é rica em biodiversidade e solidifica ainda mais a importância de pesquisas e ações de conservação da sua flora. O conhecimento sobre a comunidade vegetal que ocorre nas áreas ciliares, facilitará programas de restauração e enriquecimento, reduzindo tempo e custos, pois embasados em uma metodologia científica confiável temos conhecimento de espécies mais adaptadas e mais abundantes na vegetação ciliar da região”.

 

Em destaque, área amostrada em Atalanta (SC). Demais imagens são de pontos amostrados para o levantamento florístico e fitossociológico elaborado no âmbito do Projeto Restaura Alto Vale, da Apremavi. Fotos: Robson Carlos Avi.

Autora: Edilaine Dick.

Pin It on Pinterest