Tem uma área para restaurar? A produção de mudas está a mil
A Apremavi modernizou a produção de mudas nativas aumentando sua capacidade para atender a demanda da restauração da Mata Atlântica.
Em abril de 2019 o Viveiro Jardim das Florestas passou a produzir mudas no sistema Ellepot, que utiliza embalagens de papel, certificado pela Rainforest Alliance e pelo FSC. As embalagens de papel para espécies de árvores nativas, conhecidas como paperpot, duram de 5 a 18 meses no viveiro e possibilitam o plantio das mudas no campo com a embalagem. O novo sistema evita a deformação das raízes, aumenta a sobrevivência das mudas mais sensíveis, além de facilitar e otimizar o tempo do plantio.
O enchimento das embalagens é feito com máquina. Isso garante a uniformidade e facilita o processo de repicagem e manuseio das mudas no viveiro. A aquisição da máquina que faz o preenchimento das embalagens é resultado de uma parceria com a empresa fabricante, a Ellepot da Dinamarca. Para celebrar a parceria foi implantado em Atalanta, no terreno da Apremavi, o Bosque Ellepot.
O Viveiro foi modernizado e ampliado com a construção de estufa, bancadas metálicas, sistema de irrigação, galpão de trabalho e auditório para mais de 100 pessoas. Essa modernização teve o apoio do BNDES, através do projeto Restaura Alto Vale e investimentos da própria Apremavi.
Nesse curta você confere tudo o que rolou no dia do plantio do Bosque Ellepot. Vídeo: Arquivo Apremavi.
Campanha busca novas áreas para plantio
Com o aumento na capacidade de produção de mudas, a Apremavi está a procura de áreas que precisam de restauração e criou um espaço especial aqui no site para que os interessados conheçam as formas de participação e possam se cadastrar.
O plantio de árvores é uma das melhores formas de se combater a crise climática. Estudo publicado na revista Science, aponta que além de preservar as florestas existentes o Planeta precisa de 1,2 trilhão de novas árvores para conter o aquecimento global abaixo de 1,5 graus.
A Apremavi lhe oferece uma grande oportunidade de fazer parte do time de #PlantadoresDeFlorestas. Entre em contato!

Tem uma área para restaurar e quem fazer parte da campanha? Entre em contato! Conhece alguém que teria interesse em participar? Mande esse banner para ele! Foto: Arquivo Apremavi.
Autora: Miriam Prochnow.
Sou Biólogo e moro em Juiz de Fora- MG, Tenho uma área de 3 ha a ser reflorestada com espécies nativas da Mata Atlântica (nossa região é a Floresta Estacional Semidecidual). O terreno está numa associação de glebas rurais, vizinhas a área de captação de água de uma importante represa (Dr. João Penido) para abastecimento de nossa cidade.
Gostaria de saber se vocês apoiam, iniciativas desta natureza, fora do Estado de Santa Catarina. Eu arcaria com custos como frete, plantio !!! Não encontramos bons viveiros, bem estruturados, na região.