Ativismo marca mês em prol da Terra

3 maio, 2021 | Notícias

O mês de abril é um mês ativista e marca uma série de datas comemorativas como o Dia da Terra, o Dia das Populações Indígenas e o Dia da Luta pela Reforma Agrária.

Além de reafirmar o seu compromisso com a Carta da Terra, a Apremavi participou de inúmeras atividades, como o plantio de árvores nativas realizado no Assentamento Filhos do Contestado e o lançamento da série Mulheres que Restauram. Essas atividades foram inclusive notícia em veículos de grande divulgação como o Mídia Ninja, com um inspirador artigo do socioambientalista e articulista Márcio Santilli, e a página do Movimento ODS de Santa Catarina.

Mas o mês foi realmente de grandes destaques.

Articulação dos movimentos socioambientais junto à Cúpula do Clima

A Cúpula Mundial de Líderes pelo Clima 2021 foi um evento convocado pelo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, em resposta a sua preocupação com a mudança climática mundial e o que está sendo feito pelos países para melhorar a questão ambiental. Houve uma grande mobilização da sociedade, para chamar a atenção do governo americano para a gravidade da questão ambiental no Brasil e todos os retrocessos em andamento. A Apremavi foi signatária de cartas coletivas nesse sentido. Muitos nomes famosos também se juntaram no apelo à Biden para não fechar acordo com o presidente brasileiro.

A ativista climática Greta Thunberg também divulgou um vídeo impactante chamando a atenção para a necessidade de ações urgentes para lidar com a emergência climática e as conferências e reuniões precisam ir além de somente palavras bonitas e vazias. Os próximos passos serão realmente decisivos para o futuro da humanidade e todas as pessoas devem se engajar nesse movimento.

“Mind the Gap” é um curta lançado por Greta Thunberg no Dia da Terra, um chamado para a ação contra a crise climática.

Diálogo do Uso do Solo lança guia em português, espanhol e inglês

O Guia Diálogo do Uso do Solo, conhecido pela sigla LUD (inglês para Land Use Dialogue) foi lançado no dia 22 de abril nas suas versões em português e em espanhol. A versão em inglês já havia sido lançada no dia 01 de dezembro de 2020, junto das comemorações do aniversário de 20 anos do Diálogo Florestal Internacional, o The Forest Dialogue (TFD).

O guia traz informações sobre a iniciativa e explica o passo-a-passo para se instalar um Diálogo do Uso do Solo. Miriam Prochnow, vice-presidente da Apremavi e primeira secretária executiva do Diálogo Florestal no Brasil, comenta que “planejar paisagens sustentáveis começa em casa, no terreno de cada um. Quando pensamos em paisagens sustentáveis e uso sustentável do solo temos que levar em conta tudo o que nos une. Todos precisamos de água limpa, ar puro, solo conservado. Todos gostamos de um ambiente agradável cheio de animais silvestres e pássaros cantando. Todos sofremos com os efeitos das mudanças climáticas, da perda da biodiversidade, do mau uso da água.

No Brasil, o Diálogo do Uso do Solo foi realizado pela primeira vez em 2016 e 2017 na região do Alto Vale do Itajaí, em Santa Catarina.

guia lua

Guia para o LUD, lançado nas versões português, espanhol e inglês, apresenta a metodologia e traz informações importantes sobre o Diálogo do Uso do Solo.

Diálogo com o cientista e ativista Antonio Donato Nobre

Este encontro fez parte do primeiro módulo da Formação Continuada e Multiplicadora do Fórum de Mudanças Climáticas e Justiça Socioambiental (FMCJS) de 2021, e que tem como tema a interligação dos biomas brasileiros: os biomas, sua relação conosco e nossa relação com eles.

O objetivo desses encontros é que eles sejam um espaço de formação para todos que atuam com o FMCJS, junto com as pessoas que farão parte dos Grupos de Multiplicadores e que vivenciarão todo o processo de formação deste ano.

Vale muito a pena assistir  o vídeo do evento, pois, como resume Nobre: “a conexão com o amor é a conexão com a felicidade”.

Fórum de Mudanças Climáticas e Justiça Social está organizando uma Formação Continuada e Multiplicadora, o primeiro módulo foi em diálogo com o cientista Antonio Nobre.

O Desafio da Transição Energética com Protagonismo Popular

Esse evento foi realizado no dia 29 de abril e é uma iniciativa do Núcleo da Região Sul do Fórum de Mudanças Climáticas e Justiça Socioambiental, do qual a Apremavi faz parte. O objetivo do evento foi debater a necessidade de se fazer a transição energética o mais rápido possível, uma vez que deixar de usar combustíveis fósseis é urgente para se combater o aquecimento global. Essa transição também pode e deve ser feita de forma inclusiva, contribuindo para a geração de empregos e renda.

Papo de Bicho e Frente Parlamentar Ambientalista

E seguindo a onda dos eventos online, Miriam Prochnow, vice-presidente da Apremavi, participou ainda de duas lives importantes.

A primeira foi no Dia da Terra, no Papo de Bicho do Falaí Bicho, conversando com o Johnne Rocha sobre a sua história no movimento ambientalista e os desafios que a humanidade enfrenta. Foi uma conversa inspiradora.

E no dia 30 de abril foi a vez da Frente Parlamentar Ambientalista de Floripa. Miriam participou do lançamento da Frente a convite do Vereador Marquito: “o lançamento foi incrível, com uma grande troca de conhecimentos e experiências! Gratidão à todes que participaram e acompanharam conosco! Seguimos na construção de uma Florianópolis socialmente mais justa e ambientalmente mais equilibrada”.

A Frente Parlamentar Ambientalista é um espaço suprapartidário que propõe fomentar a integração urbana com o ecossistema de forma harmoniosa, buscando benefícios ambientais, sociais, culturais e econômicos. É composta por vereadores e representantes da sociedade civil, e propõe aprofundar a discussão no legislativo e o diálogo com o Poder Público.

Lançamento da frente parlamentar ambientalista

Apremavi esteve no lançamento virtual da Frente Parlamentar Ambientalista de Floripa.

Autoras: Miriam Prochnow e Carolina Schäffer

Pin It on Pinterest