Plantando o Futuro tem mês cheio de ações ambientais

19 set, 2019 | Notícias, Plantando o Futuro

Mais de 300 pessoas foram engajadas nas ações do grupo Plantando o Futuro durante o mês de agosto de 2019. Desenvolvidas com o apoio da comunidade escolar da Escola de Educação Básica Dr. Frederico Rolla, de Atalanta (SC), da Apremavi e de integrantes do grupo as atividades englobaram ações de educação e conscientização ambiental, restauração de áreas degradadas, mobilizações no âmbito do movimento #fridaysforfuture e reuniões de planejamento estratégico do grupo.

No dia 6 de agosto, alunos do Projeto Sementinha, iniciativa do Plantando o Futuro voltada para crianças, se reuniram para uma sessão de cinema com o filme “Wall-E”, que conta a história de um dos últimos robôs que existiam na Terra, abandonado pelos humanos após se tornar um planeta inabitável. A partir do enredo do filme e dos questionamentos que foram criados com o longa-metragem, serão desenvolvidas atividades que englobam as disciplinas e conteúdos programáticos do ano letivo, como leitura de gráficos nas aulas de matemática, e, decomposição dos materiais orgânicos nas aulas de ciências.

Já na segunda semana do mês, as crianças participaram da Semana do Caminhar 2019, uma iniciativa que visa unir organizações de todo o Brasil para celebrar o caminhar e trazer à tona questões relacionadas aos caminhantes nas cidades.

Influenciados pelo tema da Semana do Caminhar que é “Aprender caminhando: potencial educativo do caminhar – ruas e cidades como espaço de aprendizado“, a Coordenadoria Executiva do Plantando o Futuro organizou caminhadas pelo centro de Atalanta (SC) com os alunos que participam do Projeto Sementinha, para a observação das paisagens e seus personagens. Na oportunidade, os participantes realizaram ainda a coleta de materiais que foram descartados de maneira incorreta ao longo das vias do município, e aprenderam como podemos tornar o local onde vivemos ou estamos a ser mais belo.

As ações do Plantando o Futuro visam sobretudo o protagonismo dos jovens diante dos temas de relevante interesse da sociedade, como meio ambiente e sustentabilidade. Fotos: Arquivo Plantando o Futuro.

#TodosPelaAmazônia e Canção Unity

Outra importante atividade foi a mobilização em prol da Amazônia que ocorreu dia 23 de agosto em decorrência do número alarmante de queimadas que vem devastando o bioma este ano. Conscientes da crise que a maior floresta tropical do mundo está enfrentando e da relevante importância para o bem-estar climático de toda a humanidade, o Plantando o Futuro organizou em Atalanta uma atividade de reflexão com os alunos e professores para que estes pudessem expressar suas opiniões em relação ao tema. Ao final da discussão o grupo gravou uma mensagem de apoio à Floresta Amazônica, sua biodiversidade e às populações tradicionais que nela habitam.

Lara Tayana Nazário, estudante e fundadora do Plantando o Futuro, menciona que o grupo é sinônimo de orgulho. “Eu me emocionei muito durante a manifestação em prol da Amazônia que aconteceu na nossa escola e em todo o país, principalmente por entender a importância da mobilização em prol da maior floresta tropical do mundo que hoje, em função da ganância, gula e cegueira coletiva, está virando pasto para boi. Juntar o meu grito à tantas outras vozes é gratificante, assim como também é ver a sementinha que eu ajudei a plantar, chamada Plantando o Futuro, hoje produzindo lindos frutos e conquistando seu espaço perante a comunidade.

Outra atividade no âmbito mundial foi a gravação de imagens para o projeto “Unity – Fridays for Future”. Unity é uma canção criada pela equipe do Fridays For Future (Sextas pelo Futuro) de Viena que fez um chamado para que todos os jovens do movimento gravassem imagens de seus protestos e cantassem a canção, que tem como refrão “change ir always possible, cause we are unstoppable – mudar sempre é possível, porque nada pode nos deter”.

A música servirá como hino para o movimento #fridaysforfuture e será enredo de um curta-metragem que mostrará a força dos jovens e de seu chamado durante as mobilizações em busca de justiça climática e preservação ambiental. O filme deve ser estreado durante a segunda Mobilização Global pelo Clima.

Na oportunidade o Plantando o Futuro aproveitou os diversos materiais criados e compartilhados com os colegas europeus, e lançou o próprio vídeo embalado com a música Unity.

Enquanto a Amazônia ardia em chamas, o Brasil e o mundo se mobilizaram numa grande campanha de ativismo no dia 23 de agosto e o Grupo Plantando o Futuro também mandou o seu recado. Fotos: Wigold B. Schäffer.

Plantio de mudas

No dia 04 de setembro de 2019 a Apremavi iniciou a implantação do Bosque Ellepot, na localidade de Santo Antônio, em Atalanta (SC). O plantio de 4.000 mudas de árvores nativas tem como objetivo celebrar a parceria com a empresa Ellepot, responsável pela tecnologia de mesmo nome, inaugurada pela Apremavi junto com as novas instalações do Viveiro Jardim das Florestasem abril desde ano.

O plantio foi realizado com a participação de integrantes do Grupo Plantando o Futuro e da equipe e diretoria da Apremavi.

O plantio de mudas no bosque do Ellepot foi uma ótima oportunidade para o Plantando o Futuro por a mão na massa. Fotos: Arquivo Apremavi.

Mobilização Geral pelo Clima

A Mobilização Global pelo Clima que acontecerá no próximo dia 20 de setembro marca o início da Semana Global pelo Futuro, ou Global #WeekForFuture. Prevista para acontecer entre os dias 20 e 27 de setembro de 2019, a semana é uma iniciativa do movimento Fridays for Future (Sextas pelo Futuro) que está convocando pessoas do mundo inteiro para, ao lado dos jovens, irem às ruas e apoiar, defender, exigir e optar por políticas e ações que nos livrem do colapso climático e político que estamos vivendo nos dias atuais sobretudo quando se trata da emergência climática que já afeta a humanidade.

No Brasil jovens de várias cidades estão organizando manifestos, e em Atalanta quem está a frente da programação são os integrantes do grupo Plantando o Futuro. A programação organizada está recheada de atividades, dentre elas oficinas de confecção de brinquedos, mobilização em frente a prefeitura do município e o plantio de árvores nativas da Mata Atlântica em parceria com a Apremavi.

O ativismo é importante como um todo, mas entre os jovens ele é ainda mais significativo, haja vista que eles é que construirão o futuro do nosso país. Os jovens ativistas buscam dar voz às causas e pessoas que parecem invisíveis dentro da sociedade. Esse trabalho voluntário é magnífico, pois envolve doação e dedicação que geram não só avanços pessoais aos alunos, como também avanços sociais em assuntos importantes. Como educadora, é motivo de grande orgulho saber que alguns de meus alunos são engajados em causas de tamanha relevância social. E o reflexo deste engajamento é visível dentro da sala de aula: alunos mais críticos, questionadores, participativos e interessados em aprender, que contagiam o restante da turma a seguir o mesmo caminho.” Ana Paula Quiquio Wernke, professora de Língua Portuguesa e Literatura da E.E.B. Dr. Frederico Rolla.

A Mobilização Global pelo Clima é uma iniciativa do movimento Fridays for Future (sextas pelo futuro), uma tentativa de chamar a atenção do mundo para a emergência climática. Dia 20 de setembro é a #GreveGlobal. Tem certeza que você vai ficar de fora dessa? Ilustração: @jhoncortesdg.

Autores:  Carolina Schäffer e Vitor Lauro Zanelatto.

Pin It on Pinterest