Retrospectiva 2022: juntos, plantamos florestas de esperança e avançamos na restauração

30 dez, 2022 | Notícias

É hora de avançar e fazer mais. Em mais de 35 anos de atuação, a Apremavi esteve atuante diuturnamente para garantir a proteção das florestas e de todas as formas de vida, através do advocacy “boca no trombone”, para denunciar retrocessos ambientais, constantes nos últimos anos. Ao mesmo tempo, executamos diversos projetos de restauração, conservação e articulação política, praticando o “mão na massa”.

Fatos relevantes como o avanço da Década da Restauração de Ecossistemas e o lançamento de projetos da Apremavi com metas ambiciosas para os próximos anos, agregam-se ao otimismo de um novo governo progressista e democrático no Brasil e de recentes evoluções em pautas da agenda climática internacional, indicando um cenário onde propostas poderão ser debatidas e avanços sistêmicos aprovados na área socioambiental, algo que há muito não é visto no Brasil.

Essas motivações se somam às diversas demandas e necessidades que o país apresenta, que também podem ser encaradas como oportunidades para o desenvolvimento sustentável e geração de empregos. A construção de uma cadeia econômica para a restauração ecológica, a regulamentação do mercado de carbono, o avanço na implementação do Código Florestal e a retomada das iniciativas de proteção e ampliação das Unidades de Conservação e da biodiversidade no Brasil são desafios que a Apremavi tem vocação para contribuir. 

2022 foi o ano em que enfrentamos uma das eleições mais importantes dos últimos tempos, onde os brasileiros tiveram a oportunidade de escolher (re)construir um outro Brasil.

Relembre os destaques de 2022 junto conosco.

Viveiro Jardim das Florestas

Localizado na comunidade de Alto Dona Luiza, em Atalanta (SC), o viveiro tem como missão produzir mudas nativas da Mata Atlântica para atender as demandas dos projetos da Apremavi. Tem capacidade produtiva de 1 milhão de mudas por ano, através da tecnologia Ellepot, que dispensa o uso de embalagens plásticas e favorece o crescimento sadio das raízes das mudas.

Mantido com apoio de vários projetos e através da venda direta das mudas excedentes, o viveiro está equipado com estufas, galpões e veículos que dão suporte para todo o processo de produção das mudas, desde a coleta das semenstes em diversas regiões de Santa Catarina até a entrega das mudas em campo, para o plantio.

Neste ano, até novembro, o viveiro produziu 719.089 mudas. O número representa 11% de aumento, se comparado a 2021. As espécies mais produzidas foram principalmente mudas de erva-mate (Ilex paraguariensis), de araucária (Araucaria angustifolia) e de araçá-vermelho (Psidium cattleyanum Sabine).

 

Centro Ambiental

Junto ao viveiro está o Centro Ambiental Jardim das Florestas, que abriga a sede da Apremavi e Ecoloja. Construído em 2013 com o apoio de inúmeros parceiros da região, foi idealizado para que a instituição pudesse desenvolver uma parte importante de sua missão, que é a de compartilhar conhecimentos para a conservação da biodiversidade. O espaço recebe estagiários, voluntários, pesquisadores e detentores de saberes que buscam ensinar e aprender sobre produção de mudas, restauração e biodiversidade.

Em 2022, o Centro Ambiental recepcionou 1.190 pessoas através de 50 visitas agendadas. Além disso, recebeu eventos como o ‘Diálogos pela Restauração’ – 1º encontro dos projetos aprovados pelo Chamamento Público nº 02/2018 do IBAMA.

Projetos da Apremavi

Clima legal:

O projeto institucional da Apremavi focado na neutralização das emissões de CO2 atua majoritariamente em Santa Catarina, com plantios em áreas públicas e privadas, contribuindo com a mitigação da emergência climática e com a conservação da biodiversidade na Mata Atlântica. 

Em 2022, a Apremavi realizou diversos plantios a partir de adesões de pessoas físicas e jurídicas ao projeto, contando com a colaboração de agricultores, instituições e escolas. No total foram plantadas 6.429 novas árvores em 10 cidades de Santa Catarina.

 

Bosques de Heidelberg: 

Desenvolvido desde 1999 em parceria com ONG alemã Bund für Umwelt und Naturschutz Deutschland (BUND), promove a restauração da Mata Atlântica e a realização de ações de educação ambiental em cidades brasileiras e alemãs, com foco em municípios do Alto Vale do Itajaí (SC) e de Heidelberg (GER), respectivamente.

Neste ano, houve a doação de 7.386 mudas, envolvendo 13 cidades e 19 propriedades. Além disso, um novo Bosque foi implementado na cidade de Pouso Redondo (SC) e a equipe da Apremavi ministrou palestras na Alemanha sobre a Mata Atlântica para 730 alunos como fruto do projeto. O projeto também foi anunciado vencedor do 28º Prêmio Expressão de Ecologia, na categoria ‘Parceria Global Pela Segurança Climática’.

 

Matas Legais:  

Criado em parceria com a Klabin, desenvolve ações de conservação, educação ambiental e fomento florestal, tendo como base o planejamento de propriedades e paisagens.

Em Santa Catarina, 7,56 hectares de vegetação nativa foram conservados, 7,47 hectares foram restaurados, 85.591 mudas foram doadas, 36 propriedades foram atendidas, presentes em 10 municípios. Também foram realizadas 11 palestras, atingindo 800 pessoas.

Já no Paraná, 2.421,94 hectares de vegetação nativa foram conservados, 80 hectares foram restaurados, 134,71 hectares de áreas restauradas foram monitorados, 65.383 mudas foram doadas, 132 propriedades foram atendidas. Neste ano promoveu e/ou apoiou 20 palestras, alcançando cerca de 1.440 pessoas

 

Matas Sociais: 

Desenvolvido em parceria com a Klabin e o Sebrae, atua no fortalecimento econômico, ambiental e social das pequenas e médias propriedades rurais do Paraná e Santa Catarina.

Em Santa Catarina, 3,4 hectares foram restaurados, 8.908 mudas foram doadas, 50 propriedades foram atendidas, presentes em 5 municípios.

Já no Paraná, 154,23 hectares de vegetação nativa foram conservados, 11,55 hectares foram restaurados, 40.331 mudas foram doadas, 61 propriedades foram atendidas. O projeto está presente em 11 municípios, e neste ano realizou 6 palestras, alcançando cerca de 1115 pessoas. O Programa também produz regularmente o podcast ‘Voz do Matas’, distribuído para a rede de agricultores parceiros.

 

Implantando o Código Florestal

O projeto, executado em consórcio com outras Organizações da Sociedade Civil brasileiras, é resultado de uma articulação do Observatório do Código Florestal (OCF) e apoio do Norway´s International Climate and Forest Initiative (NICFI) através da Agência Norueguesa de Cooperação para o Desenvolvimento (NORAD),  atua no fomento de políticas, práticas, transparência e governança para a implantação do Código Florestal.

O projeto realizou seis reuniões de articulação com parceiros, reunindo 34 lideranças para o debate, avaliação e articulação de políticas públicas necessárias para a implementação do Código Florestal. Além disso, 68 pessoas foram entrevistadas para uma pesquisa sobre o Programa de Regularização Ambiental (PRA) que foi apresentada na Conferência Brasileira de Restauração Ecológica.

Destaca-se a parceria com o município de Salete (SC), que contou com a participação de 80 pessoas e 19 propriedades atendidas pela Apremavi em atividades de restauração e planejamento da propriedade, a partir de palestras e articulações com o governo local.

O projeto, em parceria com o Observatório do Código Florestal, também mobilizou uma campanha nacional para alertar sobre o prazo de adesão ao PRA. Foram produzidos estudos, materiais técnicos e de comunicação, que deram origem a produtos para as mídias sociais, rádios e materiais de divulgação impressos sobre a temática. Tão logo foi lançada, a Apremavi contou com o apoio de diversas redes para a divulgação da iniciativa, como a Amigos da Terra, a Rede de ONGs da Mata Atlântica e o Diálogo Florestal.

 

Conservador das Araucárias: 

O projeto é fruto da parceria entre a Tetra Pak e a Apremavi e visa a restauração florestal de cerca de 7 mil hectares com espécies nativas nos próximos 10 anos, atrelada à captura de carbono para mitigação das mudanças climáticas, a adequação de propriedades rurais à legislação ambiental e a conservação de mananciais hídricos, do solo e da biodiversidade, bem como a melhoria da qualidade de vida da população inserida no território de abrangência do projeto.

Em 2022, houve a ativação do projeto e o início das atividades de restauração com o plantio de 4 mil árvores em uma área piloto. No Viveiro Jardim das Florestas, foram produzidas mais de 70.000 mudas de Araucária até o mês de novembro.

 

+ Floresta: 

Com o objetivo de contribuir com a restauração da vegetação nativa em Reservas Legais de Projetos de Assentamento (PAs) da Reforma Agrária em Abelardo Luz (SC), o projeto avançou nas atividades de articulação e estudo da região onde as atividades de restauração devem ocorrer, localizadas no Oeste de Santa Catarina. As intervenções da Apremavi serão  voltadas ao incremento das populações de araucária (Araucaria angustifolia), imbuia (Ocotea porosa) e xaxim (Dicksonia sellowiana), espécies vegetais ameaçadas de extinção com histórico de intensa exploração no estado.

Com previsão de ser implementado até 2030, neste ano o projeto foi iniciado com 13 reuniões envolvendo 9 parcerias. Além disso, 10 reuniões para sensibilização do projeto foram feitas com o envolvimento de 108 pessoas. No total, 170 famílias foram entrevistadas e 260 hectares da área foram percorridos para um diagnóstico inicial. Destaca-se ainda a parceria inovadora com o Instituto Federal (IFC) de Rio do Sul para pesquisa de reprodução do Xaxim-bugio.  

 

 

Prêmios

Neste ano a Apremavi conquistou dois prêmios: o 28° Prêmio Expressão de Ecologia através do projeto Bosques de Heidelberg, que promove plantios na Mata Atlântica e a conexão de comunidades com a floresta e o inédito Prêmio Melhores ONGs, onde a Apremavi foi considerada uma das 100 melhores Organizações do Terceiro Setor brasileiras em 2022. Este prêmio reconhece o trabalho de uma equipe dedicada e de toda a rede de parceiros que atua nos diversos projetos da organização, beneficiando o meio ambiente e as pessoas.

 

Os incontáveis esforços dos últimos meses renderam avanços significativos nas metas da organização, que cada vez mais abraça as oportunidades e firma parcerias com potencial de alcançar novos paradigmas na restauração e na conservação da biodiversidade, de modo especial na Mata Atlântica, onde a Missão da Apremavi foi cunhada. 

Esperamos que as sementes de esperança e reconstrução que semeamos ao longo dos últimos 35 anos floresçam cada vez mais em 2023. Feliz ano novo!

É hora de avançarmos e fazermos mais; juntos!

Autores: Thamara S. de Almeida e Vitor L. Zanelatto | Revisão: Carolina Schäffer
Foto de Capa: Carolina Schäffer | Ilustrações: Isabelle Nogueira, para Apremavi

Pin It on Pinterest