Em meio a maré de calamidades, 2019 também trouxe conquistas
O ano de 2019 trouxe muitos desafios para a agenda socioambiental brasileira… ele foi repleto de altos e baixos – muuuuitos baixos nós diríamos.
Mas, em meio a maré de calamidades, a Apremavi se manteve ativa e fiel a um velho e honroso lema de muito tempo atrás: BOCA NO TROMBONE E MÃO NA MASSA.
Por acreditarmos que bons exemplos e ações são combustível, escrevemos este artigo para que você entre numa pequena retrospectiva junto com a gente e para que ela possa levantar a sua energia para receber 2020 com esperança.
Mini retrospectiva
O Viveiro Jardim das Florestas comemorou o Dia da Terra com a inauguração de novas instalações e novo sistema de produção de mudas.
Nossos projetos tiveram um ano repleto de trabalho e muitas agendas positivas. Bosques de Heidelberg comemoraram os 20 anos com inúmeras atividades e também palestras na Alemanha. Clima Legal celebrou a chegada de novos parceiros e o plantio de muitos bosques. Restaura Alto Vale fortaleceu parcerias, realizou dias de campo temáticos e capacitou a comunidade. Matas Legais e Matas Sociais divulgaram ações em congresso internacional.
Em 2019 nós tivemos que nos manter vigilantes, pois os retrocessos foram inúmeros. Nosso #AtivismoSim foi o que nos ajudou a superar as intempéries.
Apoiamos campanhas em prol dos animais, de belezas cênicas protegidas por Unidades de Conservação e de Unidades de Conservação. Assinamos manifestos para defender a democracia e também para chamar a atenção às tragédias associadas aos incêndios florestais. E quase na reta final do ano a Apremavi lançou uma nova campanha, #PlantadoresDeFlorestas, para identificar plantadores de florestas que estejam precisando de mudas para restaurar as suas propriedades.
Foi um ano intenso, mas nosso suor, e também algumas lágrimas, são parte do combustível que nos impulsiona a olhar para frente. Não podemos deixar de mencionar, ainda que por último, o surgimento de uma nova geração que emerge ao ativismo socioambiental e nos inspira a continuar fortes no nosso propósito. Também aproveitamos a oportunidade para mais uma vez agradecer o apoio imensurável da nossa rede de parceiros, da nossa comunidade e das pessoas que oferecem sua vida para construir com a gente um futuro para a humanidade.
Que venha 2020 e seus desafios, pois estamos preparados para continuar nosso trabalho em prol da conservação e restauração da Mata Atlântica!
Autora: Carolina Schäffer.
Foto da capa: Wigold Schäffer.