27 de maio é dia de celebrarmos a beleza e a diversidade de uma das eco-regiões mais exuberantes do planeta: A Mata Atlântica! Se temos o privilégio de morar na Mata Atlântica, o dia 27 é importante também para lembrarmos do nosso compromisso com a sua conservação e restauração.

Infelizmente ainda temos muitos fatores que impactam os seus remanescentes, como os desmatamentos, a extinção de espécies da fauna e da flora e a destruição dos recursos hídricos. Nós da Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida (Apremavi) queremos usar esta data para destacar a importância que a Mata Atlântica tem para o bem-estar de todos os seres de todas as espécies.  Vamos falar apenas de um elemento fundamental: a água.

A crise hídrica enfrentada em todo o mundo, principalmente nas grandes cidades, mostra a importância da boa gestão dos recursos naturais. Mais do que nunca devemos fechar a torneira, proteger e recuperar nossas nascentes e matas ciliares. Recentemente a Organização das Nações Unidas (ONU) divulgou que até o ano de 2030, 40% das reservar hídricas no mundo podem encolher. Esse dado mostra que são urgentes ações em prol da conservação da água. Uma das ações mais simples, mas ao mesmo tempo mais eficiente, é o plantio de árvores. Ação esta que faz parte do dia a dia da Apremavi, desde a sua fundação.

Um dos projetos que a Apremavi executa e que prevê o plantio de mudas de árvores nativas é o “Projeto Araucária”, que tem o patrocínio da Petrobras, Governo Federal, através do Programa Petrobras Socioambiental. Em quase dois anos, tem realizado trabalhos intensos de recuperação e preservação de florestas. Cerca de 300 mil mudas de árvores nativas foram entregues em ações ambientais e 250 propriedades rurais de municípios do Oeste catarinense e Alto Vale do Itajaí receberam orientações técnicas sobre recuperação de mananciais, enriquecimento ecológico de florestas secundárias e implantação de sistemas agroflorestais.

Sobre a Mata Atlântica

A Mata Atlântica foi reconhecida como Patrimônio Nacional, através da Constituição Federal Brasileira e é formada por vários ecossistemas que dão ao Bioma uma grande diversidade de paisagens. Cada ecossistema ocorre em alguma região específica do país e apresenta características diferentes na sua formação.

Originalmente, a Mata Atlântica ocupava 15% do território brasileiro, hoje esta porcentagem é bem menor: apenas 8,5% de remanescentes de vegetação nativa, em bom estado de conservação e considerando fragmentos maiores de 100 hectares. Isso se deve ao processo de colonização e industrialização do país.

No nosso estado, restam apenas 29% de remanescentes de vegetação nativa. O índice pode ser considerado grande, porém, se compararmos com outros estados, menos de 5% desse total pode ser considerado floresta praticamente intacta e diversificada.

A Apremavi tem um compromisso com a Mata Atlântica e continuará desenvolvendo e apostando em ações para a conservação desta importante floresta. Neste 27 de maio, Dia da Mata Atlântica, reafirmamos nosso amor pela natureza e alertamos para a conservação do meio ambiente, como forma de garantir um futuro muito mais saudável para todas as espécies na Terra. Faça parte desse time você também.

Pin It on Pinterest