A educação ambiental é entendida como toda ação educativa que gera uma consciência ecológica em cada ser humano, preocupada com as decisões coletivas sobre questões ambientais, necessárias para o desenvolvimento de uma sociedade sustentável. Ela vem se destacando cada vez mais como função transformadora que tem como objetivo essencial promover um novo tipo de desenvolvimento: o desenvolvimento sustentável.
A relação entre meio ambiente e educação para a cidadania tem um papel cada vez mais desafiador. Mas o que tem sido feito em termos de educação ambiental? O que as escolas têm ensinado sobre o assunto? O governo tem incentivado esse tipo de atividade? Muito ainda temos que evoluir.
Muitas das atividades de educação ambiental ainda são feitas dentro de uma modalidade formal. Os temas predominantes são lixo, proteção do solo, uso e degradação dos recursos naturais em geral, ações para conscientizar a população em relação à poluição do ar. A educação ambiental que tem sido desenvolvida no país é muito diversa e a presença dos órgãos governamentais como articuladores, coordenadores e promotores de ações é ainda restrita.
Atualmente quem tem demostrado maior qualidade em trabalhos envolvendo educação ambiental tem sido ONGs e organizações comunitárias, que tem desenvolvido ações não formais centradas principalmente na população infantil e juvenil.
Palestras em dias de campo são ferramentas importantes na educação ambiental. Foto: Wigold B. Schaffer.
Uma das formas de levar educação ambiental à comunidade é pela ação direta do professor na sala de aula e em atividades extracurriculares. Com atividades como leitura, trabalhos escolares, pesquisas, debates e visitas de campo, os alunos poderão entender os problemas que afetam a comunidade onde vivem, motivados a refletir e criticar as ações de desrespeito à natureza, ao patrimônio ambiental do planeta e à própria vida. Os professores são atores fundamentais no processo de conscientização da sociedade sobre os problemas ambientais e devem buscar desenvolver em seus alunos, hábitos e atitudes sadias de conservação ambiental, transformando-os em cidadãos conscientes e comprometidos com o futuro do país.
A Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida (Apremavi) desenvolve ações de educação ambiental há 27 anos e pode comprovar a importância de se investir cada vez mais em ações educativas. Muitas vezes com atividades bastante simples é possível produzir as mudanças de atitude necessárias para melhorar o dia a dia da conservação e da qualidade de vida. As publicações da Apremavi podem ser acessadas no seguinte link: https://apremavi.org.br/frutos/livros//
A Apremavi também mantém o Centro Ambiental Jardim das Florestas, no município de Atalanta, que pode atender visitas com objetivo educacional. As visitas podem ser agendadas no seguinte telefone (47) 35350119 ou email viveiro@apremavi.org.br.
Esta matéria foi publicada no Jornal Diário do Alto Vale no dia 15 de julho de 2014. O Espaço Apremavi é publicado quinzenalmente.