Um pequeno riacho, com um pequeno bosque de mata ciliar plantado com mudas nativas, é o cenário que mudou a vida da agricultora Maria da Silva, no município de São Jerônimo da Serra no Paraná.

Em uma visita de monitoria do Programa Matas Legais à propriedade de Maria da Silva, uma frase dita pela agricultora deslumbrou a equipe da Apremavi. Ao caminhar junto com a agricultora no bosque plantado, que está com idade de quatro anos, veio a declaração: “Aqui  é onde dou minhas aulas para as crianças”.

Indagamos: "Como assim Maria? Explica melhor pra nós"! Ela responde: “Certo dia minha filha, Vitória, convidou seus coleguinhas da creche para realizar um piquenique no sítio, usando a área do bosque plantado na beira do rio”.

A partir desse momento surge a ideia em Maria de utilizar esse bosque para a prática de Educação Ambiental. O amor pela natureza fica visível em sua fala: “É como se as árvores fossem da família, todo o dia tem que se dar uma atenção a elas”.

O projeto, carinhosamente chamado de "Crescendo com a Natureza" e iniciado com a creche Pe. Ladislau Serziscko, já despertou interesse de professores e alunos do Colégio Arlindo José dos Santos e outras escolas da região.

Atualmente o projeto atende 150 alunos por ano. Diante dessa proporção, em meio ao bosque, trilhas e passarelas foram construídas pela agricultora para que as crianças possam ter maior conhecimento das espécies da flora e segurança durante a visita.

Orgulhosamente a agricultora Maria nos diz: “…ate já mudei o caminho para levar e buscar a Vitória até o ônibus escolar, agora passo pela trilha do bosque”. Com apenas seis anos de idade a pequena Vitória já demostra sua vocação e diz: “ Quando eu crescer quero ser Bióloga”.

Segundo Mauricio Reis, coordenador do Programa Matas Legais no Paraná, são experiências como essa que motivam e fortalecem o trabalho.

Atitudes como de Maria nos fazem refletir que somos responsáveis pelo cuidado com o ambiente e que não é de competência somente de um professor a de educar e nem só de um ambientalista a de preservar, o dever é de todos.

O Programa Matas Legais é uma parceria da Apremavi e da Klabin, que está em andamento desde 2005 em Santa Catarina e desde 2008 no Paraná.

Fotos: Divulgação Apremavi.

{%GALERIA%}

 

Pin It on Pinterest