A Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida (Apremavi) acaba de conquistar o histórico 20º Prêmio Expressão de Ecologia, a maior premiação ambiental da região Sul do Brasil. O prêmio foi conquistado na categoria Conservação de Recursos Naturais, com o projeto Integração e Capacitação de Conselhos e Comunidades na Gestão Participativa de Unidades de Conservação Federais e Estaduais – Oeste de SC e Centro-Sul do PR.

O projeto foi desenvolvido de fevereiro de 2011 a novembro de 2012, e envolveu a participação de comunidades, conselheiros e gestores de 04 Unidades de Conservação federais e 02 estaduais.

Cerca de 850 pessoas foram envolvidas nas atividades do projeto, com destaque para  a capacitação dos conselhos das Unidades de Conservação (UCs) envolvidas, renovação dos conselhos consultivos do Parque Nacional das Araucárias e Parque Estadual das Araucárias, cursos, seminários e intercâmbios. O projeto também editou um vídeo com a história da Floresta Nacional de Chapecó e publicou o livro "Gestão Participativa em Unidades de Conservação – uma experiência na Mata Atlântica".

O projeto teve a anuência e parceria do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e da Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina (FATMA), teve o apoio do PDA Mata Atlântica e parceria de diversas instituições.

O Troféu Onda Verde do 20º Prêmio Expressão de Ecologia será entregue durante o Fórum de Gestão Sustentável 2013, previsto para ser realizado em agosto deste ano em Florianópolis (SC).

Certificado pelo Ministério do Meio Ambiente como a maior premiação ambiental do Sul, o Prêmio Expressão de Ecologia completou 20 anos de história em 2012. Criado na sequência da Conferência da ONU para o Meio Ambiente, a Rio 92, o Prêmio Expressão registra a trajetória da consciência ambiental empresarial da região Sul do Brasil e é o maior mapa da evolução das empresas e entidades em direção à sustentabilidade nesse período.

Durante esses 20 anos a Apremavi recebeu outras 04 edições do prêmio com os projetos Agroecoeducação (1998), Conservando a Mata Atlântica através do Enriquecimento de Florestas Secundárias (2002), Planejando Propriedades e Paisagens (2007) e Programa Matas Legais (2008).

Confira o case do projeto premiado em anexo.

Fotos: Antonio de Almeida Correia Junior, Edilaine Dick, Marcos A. Danieli e Arquivos da Apremavi.

{%GALERIA%}

­

 

Pin It on Pinterest