No dia 30 de outubro de 2012, foi realizada em Santa Terezinha (SC) reunião de consolidação e apresentação do projeto Florestas Sustentáveis. Participaram do evento aproximadamente 40 pessoas, entre eles, técnicos e agricultores familiares dos municípios de Santa Terezinha e Vitor Meireles.

Este projeto tem o objetivo de “Apoiar a organização de agricultores familiares, visando o uso sustentável dos recursos naturais e incremento na geração de renda a partir da estruturação da cadeia produtiva da erva mate”.

A demanda pela realização deste trabalho foi gerada pelos agricultores envolvidos e a construção do mesmo aconteceu após a realização de diversas reuniões e visitas nas propriedades, sendo que a maioria destes já são parceiros da Apremavi em outros projetos de restauração e conservação florestal.

A proposta do projeto tem um enfoque socioambiental expressivo e está pautado em linhas de ação e metodologias participativas que levarão a integração e cooperação entre os participantes, comprometimento, envolvimento familiar, conservação de recursos naturais e geração de renda. Será desenvolvido de maneira que os agricultores sintam-se efetivamente responsáveis pelos resultados do projeto, instigando o aumento da capacidade organizacional, de administração e de gestão de todas as etapas envolvidas no processo de agregação de valor a erva mate.

O projeto está sendo desenvolvido pela Apremavi, em parceria com instituições locais, voluntários e com um primeiro apoio financeiro do Fundo Socioambiental Casa , sendo que, durante o ano de 2013, será possível desenvolver atividades de mobilização, capacitação, troca de experiência entre os atores envolvidos e buscar novas parcerias que auxiliarão na consolidação deste trabalho.

Coordenado por Edilaine Dick e Leandro da Rosa Casanova, técnicos da Apremavi e com apoio de Milton Pukall, Carlos Eduardo Petry, Ney Germano Stolf e Marlene Stolf, o projeto conta principalmente com o comprometimento de todos os agricultores envolvidos, sendo eles responsáveis pelo desenvolvimento do mesmo.

O projeto está aberto a adesão de novos parceiros institucionais e financeiros que tenham interesse em apoiar as ações previstas, como a capacitação dos agricultores, restauração de áreas, implantação de sistemas agroflorestais e instalação de unidade de beneficiamento de erva mate.

Fotos: Edilaine Dick

{%GALERIA%}

Pin It on Pinterest