A Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida (Apremavi) lançou e está disponibilizando para os interessados, um novo material de Educação Ambiental. Trata-se da publicação “Projeto Araucária – conservando e recuperando a Mata Atlântica”, uma cartilha produzida no âmbito do Projeto Araucária, que é executado pela Apremavi, com patrocínio da Petrobras, Governo Federal, por meio do programa Petrobras Socioambiental.

A cartilha é uma das ferramentas de conscientização e formação ambiental utilizadas pelo projeto. Nela são apresentados conceitos e práticas que visam o desenvolvimento sustentável e que podem ser adotadas por qualquer agricultor consciente, que valorize o amor pela terra e entende a propriedade rural como espaço sagrado, não somente para produção, mas também para manutenção e qualidade de vida da sua família.

O material foi organizado por Edilaine Dick e Miriam Prochnow e conta com textos, fotos e mapas elaborados por integrantes da equipe e colaboradores da Apremavi.

Com a cartilha, o público tem acesso também a informações de como o projeto funciona, as atividades desenvolvidas nas duas regiões de atuação, a Mata Atlântica e suas formações vegetais, unidades de conservação que estão inseridas no âmbito de atuação, orientações sobre propriedade legal e legislação ambiental, metodologias de recuperação ambiental e implantação de sistemas agroflorestais, etc. Além disso, há um capítulo dedicado a depoimentos agricultores e parceiros do projeto.

O lançamento da cartilha aconteceu durante os cursos de Educação Ambiental realizados através do Projeto Araucária nos meses de março e abril de 2015.

A versão em PDF da cartilha está disponível clicando aqui.

Além da cartilha, a Apremavi elaborou também o jogo de memória “Projeto Araucária – Biodiversidade na Mata Atlântica”, um joguinho educativo que contém 50 pares de espécies da Mata Atlântica. O objetivo é educar divertindo. O jogo está disponível apenas em formato impresso, prioritariamente para os participantes do projeto.

A Apremavi acredita que as atividades desenvolvidas ao longo do Projeto Araucária e associadas a boas práticas de gestão podem contribuir de forma bastante importante para o desenvolvimento sustentável dos municípios abrangidos.

O Projeto Araucária está sendo desenvolvido há quase dois anos, com trabalhos intensos de recuperação e preservação de florestas. Cerca de 300 mil mudas de árvores nativas foram entregues em ações ambientais e 250 propriedades rurais receberam orientações técnicas. Um ganho sem tamanho para a natureza. 

O projeto tem atuado em municípios de duas regiões de Santa Catarina: Galvão, São Domingos, Abelardo Luz, Passos Maia, Ponte Serrada, Guatambu e Chapecó na região Oeste e também em Santa Terezinha, Braço do Trombudo, Dona Emma, Vitor Meireles, Atalanta e Salete no Alto Vale do Itajaí.  

Pin It on Pinterest