Em abril de 2012 várias reuniões comunitárias e eventos com os conselhos de Unidades de Conservação foram promovidos pela Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida (Apremavi), em parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a Fundação de Meio Ambiente (FATMA). São atividades previstas no projeto de Gestão Participativa conduzido pela Apremavi, bem como, ações demandadas pelos conselheiros nos planos de trabalho construídos durante as oficinas de capacitação dos conselhos envolvidos. Tais atividades fazem parte da etapa de enriquecimento prático do projeto, onde algumas ações previstas nos planos voltados ao fortalecimento dos conselhos serão implementadas com apoio da Apremavi.

As reuniões tiveram por objetivo discutir questões gerais relacionadas à Estação Ecológica da Mata Preta, Refúgio de Vida Silvestre dos Campos de Palmas, Parque Estadual das Araucárias e Parque Estadual Fritz Plaumann. Especialmente, focaram na aproximação das UCs com as comunidades vizinhas, na socialização de informações, no aprofundamento do conhecimento sobre Plano de Manejo e no destaque à importância dos conselhos de UCs.

Estação Ecológica (ESEC) da Mata Preta
No dia 17 de abril, na Câmara de Vereadores de Abelardo Luz, foi realizada Reunião Extraordinária do Conselho Consultivo da ESEC da Mata Preta, tendo como objetivo a apresentação dos resultados finais do Plano de Ação para Conservação (PCA) da ESEC. O PCA foi elaborado pela Apremavi em parceria com a empresa de consultoria ambiental Cinco Reinos – Pesquisa e Serviços Ambientais, visando indicar as prioridades de conservação, as ameaças e estratégias para a conservação. O documento foi construído em conjunto com diversos atores de Abelardo Luz (SC) e Clevelândia (PR), a partir de reuniões abertas junto às comunidades vizinhas à ESEC e conversas com instituições atuantes na região.

Além da apresentação do PCA da ESEC da Mata Preta ao conselho, foram realizadas reuniões para apresentação dos resultados às comunitárias ouvidas durante a elaboração do documento, localizadas na zona de amortecimento da UC. No dia 23 de abril a reunião foi no Pavilhão da Comunidade Barro Preto, em Abelardo Luz, reunindo 14 participantes, e no dia 24 no Pavilhão da Comunidade Rincão Torcido, em Clevelândia, PR, com a presença de 35 pessoas.

Desta forma, a partir destes eventos, foram socializados os resultados do PCA da ESEC da Mata Preta às pessoas que contribuíram com a elaboração deste documento, as quais podem ser importantes parceiras na implementação das estratégias de conservação elencadas.

Refúgio de Vida Silvestre (REVIS) dos Campos de Palmas
No dia 19 de abril foram realizadas reuniões comunitárias com o assentamento Colina Verde e Recanto Bonito, situados no município de General Carneiro (PR), próximos do REVIS, reunindo 28 e 42 moradores, respectivamente.

Estas reuniões foram demandadas durante a oficina de capacitação do conselho do REVIS, realizada em dezembro de 2011, com o objetivo de aproximar estes assentamentos da unidade e do conselho, visando o fortalecimento deste espaço.

Foi criado um importante momento de diálogo, socializando informações sobre o REVIS e esclarecendo as dúvidas dos moradores. Ao final das reuniões, os moradores indicaram algumas pessoas para representar os assentamentos no conselho do REVIS, em cadeiras já existentes, as quais participaram da 3º reunião ordinária deste conselho, realizada no dia 24 de abril, em Palmas (PR).

Nesta reunião foram atendidas outras demandas das oficinas de capacitação, pautadas no nivelamento de informações sobre o REVIS (importância e legislação associada) e construção da missão do conselho, sobre a coordenação do ICMBio e Apremavi, representada por Edilaine Dick.

Parque Estadual das Araucárias
O conselho consultivo do PE das Araucárias foi renovado em março de 2012.  Como encaminhamento desta reunião foram demandadas reuniões com outras comunidades próximas da UC, visando abranger as diferentes representações comunitárias da região e qualificar a estrutura do conselho.

Desta forma, no dia 25 de abril foi realizada reunião na comunidade Nova Limeira, em São Domingos (SC) e na Comunidade Linha Divino, em Galvão (SC), reunindo 12 e 15 moradores, respectivamente. As reuniões propiciaram a aproximação dos moradores com a gestão do Parque, onde puderam ser esclarecidas dúvidas em relação a esta área. Ao final da reunião fez-se o convite às duas comunidades para participarem do conselho, o qual foi aceito, e seguiu-se com a indicação das pessoas que vão representar tais comunidades no conselho.

Com o conselho renovado, será realizada a oficina de capacitação do conselho consultivo do PE das Araucárias, onde serão aprofundados temas gerais relacionados ao papel do conselho e do conselheiro na gestão da UC, enquanto espaço de diálogo e formação continuada.

Parque Estadual Fritz Plaumann
No dia 26 de abril a Apremavi promoveu oficina com o conselho consultivo do PE Fritz Plaumann, na sede desta UC em Concórdia. Esta oficina foi demandada em dezembro de 2011, durante a capacitação do conselho do PE Fritz Plaumann, e teve como objetivo principal nivelar conceitualmente o que é um Plano de Manejo (PM) e demonstrar as possibilidades de envolvimento do conselho no processo de revisão do PM do PE Fritz Plaumann.

Marcos Alexandre Danieli, da Apremavi, apresentou o que é um plano de manejo, qual o papel do conselho em sua elaboração e implementação, mencionando também como foi o a elaboração do Plano de Manejo do Parque Nacional das Araucárias, processo conduzido pela Apremavi.

Na sequência, Eduardo Hermes Silva, da Caipora – Cooperativa para Conservação da Natureza, apresentou informações sobre o projeto aprovado junto ao Fundo Brasileiro para a Biodiversidade – FUNBIO, que focará na revisão do Plano de Manejo do PE Fritz Plaumann e no fortalecimento de seus mecanismos de gestão.

{%GALERIA%}

Pin It on Pinterest