Há 1 ano, o Alto Vale conta com um local que proporciona um contato direto com a natureza e o meio ambiente, trata-se do Centro Ambiental Jardim das Florestas, situado em Alto Dona Luiza, município de Atalanta (SC). O espaço é a sede da Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida (Apremavi), que completou em 14 de setembro o primeiro aniversário com um balanço bastante positivo.

Neste tempo, 32 escolas e universidades passaram pelo local e ao todo 11 cursos e seminários foram oferecidos, atendendo principalmente agricultores, autoridades, estudantes e técnicos da região e do estado de Santa Catarina. Mais de 2.500 pessoas já visitaram a o local. O centro também já recebeu 3 novas estagiárias.

Visita do Grupo de Mulheres de Santa Terezinha. Foto: Edilaine Dick.

O Centro Ambiental conta com uma estrutura completa, sendo equipado com auditório, hospedaria, cozinha, refeitório, recepção e escritório. O local conta ainda com um elevador panorâmico que garante a acessibilidade de pessoas com deficiência e um mirante do qual pode ser avistada a bela paisagem do entorno.

A expectativa da Apremavi é realizar e sediar ainda mais cursos, seminários e reuniões que tratem de agricultura orgânica, meio ambiente e equilíbrio ambiental, como explica o presidente Edegold Schäffer: “O Centro Ambiental Jardim das Florestas é hoje uma referância, não só para a Apremavi, mas para toda região do Alto Vale do Itajaí. Nesse primeiro ano de atividades, o Centro ajudou a projetar o nome da instituição através dos inúmeros cursos e seminários nele realizados. Espero que nos próximos anos a Apremavi consiga novas parcerias para poder continuar prestando um trabalho ainda melhor em prol da natureza”.

Uma das sócias-fundadoras e conselheira da Apremavi, a professora e pesquisadora da FURB Lucia Sevegnani, destaca como as atividades desenvolvidas no local contribuíram para a sua vida: “A melhor vivência, dentre outras quatro que tive, no Centro Ambiental da Apremavi foi o curso de Agricultura Orgânica, no qual pude tocar a possibilidade de viver, se alimentar e ter vida digna com o cultivo de alimentos sem agrotóxicos e agroquímicos. A localização do Centro permite a imersão dos participantes  de um curso na temática proposta, favorece interações, as quais resultam em laços de amizade, trabalho e pensar criativo. Propicia vivências junto à natureza, independente do tema, da idade e do grau de profundidade que se deseja trabalhar, especialmente agora que somos 80% residentes em contextos urbanos”.

Seminário sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR). Foto: Wigold B. Schaffer.

O sonho da construção do Centro Ambiental só pôde ser realizado graças à ajuda e colaboração de empresas e pessoas, que contribuíram com doações e acreditaram no trabalho desenvolvido há 27 anos pela Apremavi.

O Centro Ambiental Jardim das Florestas está de portas abertas para receber turistas, visitantes e pessoas que queiram usufruir de um ambiente agradável e que proporciona um intenso contato com a natureza. O visitante também tem a oportunidade de conhecer o viveiro de mudas da instituição. Atualmente o viveiro tem capacidade para produzir 1 milhão de mudas por ano, de cerca de 120 espécies diferentes da Mata Atlântica.

Se você ainda não conhece o local, agende sua visita pelo telefone (47) 3535-019 ou através do email viveiro@apremavi.org.br. A equipe da Apremavi terá um imenso prazer em recebê-lo.

Curso sobre produção de mudas de árvores nativas. Foto: Miriam Prochnow.

Pin It on Pinterest