O programa Matas Legais, uma parceria entre Apremavi e Klabin, começou desde outubro de 2013 a auxiliar proprietários parceiros do fomento florestal no Paraná a conquistarem a certificação pelo FSC (Forest Stewardship Council) de suas propriedades.

Estima-se que pelo menos 50 propriedades sejam certificadas até junho de 2014. Um diferencial é que as certificações serão realizadas em grupos, o público beneficiário do projeto são pequenos e médios produtores florestais da região de atuação da Klabin.

Na atividade da silvicultura, plantio de árvores para fins econômicos, a certificação pelo FSC promove, conforme princípios e critérios estabelecidos o manejo responsável das florestas. Nesse contexto é necessário planejamento das propriedades levando em consideração a paisagem local e seus atributos ambientais.

O selo de certificação florestal possui um diferencial de mercado, atesta garantias sustentáveis dos princípios ambientais, sociais e econômicos, o que vem sendo observado por consumidores que buscam produtos ecologicamente corretos.

Em 5 anos de atividades no PR, o programa Matas Legais já atendeu mais de 500 proprietários rurais, apoiando iniciativas que buscam a adequação ambiental das propriedades frente a legislação. Com relação às Áreas de Preservação Permanentes foram centenas de hectares conservados entre restauração e regeneração.

Julio Cezar Pisani, parceiro fomentado da Klabin e integrante no projeto de certificação, salientou: “o programa Matas Legais trouxe uma oportunidade de adequar-me frente à legislação florestal, ao mesmo tempo tive a chance de recuperar as minhas nascentes, contando com o apoio da equipe técnica do programa matas legais” concluiu Pisani.

Foram restauradas na propriedade 12 hectares de áreas de preservação permanente entre nascentes e córregos. Até o momento foram plantadas 20.000 mudas nativas da Mata Atlântica.

Equipe de plantio planejando as atividades na propriedade.

Sobre o Programa Matas Legais:
O Programa Matas Legais é uma parceria da Apremavi com a empresa Klabin com o objetivo de desenvolver ações de Conservação, Educação Ambiental e Fomento Florestal, que ajudem a preservar e recuperar os remanescentes florestais nativos, a melhorar a qualidade de vida da população e aprimorar o desenvolvimento florestal, tendo como base o planejamento de propriedades e paisagens.

Pin It on Pinterest