O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) informa que está aberto o processo para renovação do conselho consultivo da Estação Ecológica (ESEC) Mata Preta, com mandato para o período 2013-2014.
A ESEC Mata Preta foi criada no município de Abelardo Luz (SC) no ano de 2005, com uma área de aproximadamente 6.563 hectares, tendo como objetivos a preservação dos ecossistemas naturais da área, principalmente dos remanescentes de Floresta com Araucárias em diferentes estágios, possibilitando o desenvolvimento de pesquisas científicas e atividades de educação ambiental.
Seu conselho consultivo tomou posse no ano 2010, com a finalidade de contribuir com ações voltadas à gestão participativa, elaboração, implantação e implementação de seu plano de manejo, e ao cumprimento dos seus objetivos de criação. O conselho é formado por representantes de instituições governamentais e da sociedade civil. São realizadas duas reuniões ordinárias por ano, e extraordinárias sempre que solicitadas, conforme seu regimento interno.
Desta forma, o ICMBio convida as instituições já conselheiras a manifestarem continuidade ou desligamento do conselho, assim como, convida demais instituições da sociedade civil, representantes comunitários, dos proprietários de imóveis inseridos na unidade e entidades governamentais interessadas e que tenham relação com a ESEC a se manifestarem, via ofício institucional, até o dia 12 de novembro de 2012, com Fábio Moreira Corrêa, chefe da ESEC Mata Preta, no endereço: Rua Doutor Beviláqua, 863; 1º andar – Caixa Postal nº 127 CEP: 85.555-000 Palmas/PR, telefone (46) 3262-5099, esec.matapreta@icmbio.gov.br ou Marcos Alexandre Danieli, secretario executivo do conselho, pelo telefone (49) 8834-8397 ou email marcos@apremavi.org.br.
A Eleição para Renovação do Conselho será realizada no dia 13 de novembro de 2012, das 14 às 17h, na sede do Lions Clube de Abelardo Luz, SC (Rodovia SC-467 s/nº entre o Posto Ipiranga Verdes Vales e a ponte do rio Chapecó).
Ressaltamos que o conselho é formado por representantes indicados legitimamente por uma entidade, comunidade ou grupo de interesse da região, representativos em relação a estes, ou seja, que auxiliem na comunicação entre a entidade que representa e o conselho e contribuam para a gestão participativa da ESEC Mata Preta.