Nos dias 18 e 19 de abril de 2015, os estudantes do quinto período do curso de Ciências Biológicas da Universidade Comunitária da Região de Chapecó – Unochapecó realizaram viagem de estudos para Atalanta e Florianópolis, com o objetivo de conhecer experiências com manejo e conservação de fauna e flora.

As disciplinas envolvidas nas atividades foram Zoologia, Ecologia e Manejo de Fauna e Flora. Participaram da viagem 22 estudantes, uma mestranda do Programa em Ciências Ambientais, Maria Anciutti e três professores: Adriano Dias de Oliveira, Elaine Lucas Gonsalves e Ronei Baldissera.

Em Atalanta, os estudantes visitaram a sede da Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida (Apremavi), o Centro Ambiental Jardim das Florestas, onde tiveram a oportunidade de conhecer e discutir sobre projetos e ações de manejo de flora e recuperação de áreas degradadas na Mata Atlântica. Além disso, visitaram o Parque Natural Municipal da Mata Atlântica e coletaram dados em campo sobre ecologia de populações e comunidades na reserva florestal do Sr. Wigold Schaffer.

As atividades começaram com uma palestra sobre Manejo e Enriquecimento Ecológico de Florestas Secundárias no Centro Ambiental. Em seguida, os estudantes visitaram o viveiro florestal e uma área demonstrativa de restauração florestal com espécies nativas. Após o almoço, conheceram o Parque Natural Municipal da Mata Atlântica. O Parque é uma unidade de conservação municipal e é administrado pela Apremavi através de um termo de parceria com a prefeitura municipal de Atalanta.

Os estudantes pernoitaram no alojamento do Centro Ambiental da Apremavi e no domingo pela manhã, se deslocaram até a capital do estado de Santa Catarina.

Em Florianópolis, os estudantes visitaram o Projeto TAMAR e o CETAS – Centro de Triagem e Recuperação de Animais Silvestres. Durante a visita no TAMAR, os estudantes conheceram aspectos da biologia, ecologia e conservação das tartarugas marinhas. Observaram duas das cinco espécies que ocorrem no litoral catarinense: Chelonias mydas e Eretmochelys imbricata. No CETAS, os estudantes discutiram sobre o manejo e a recuperação de animais silvestres em cativeiro. O CETAS tem como objetivos recuperar animais silvestres e desenvolver atividades de educação ambiental.

{%GALERIA%}

Pin It on Pinterest